Filme: Férias de Natal (1944) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, dezembro 24, 2020

Filme: Férias de Natal (1944)

"Christmas Holiday" é um noir inusitado dirigido por Robert Siodmak com roteir de Herman J. Mankiewicz. Lançado em 1944, o filme é baseado no romance homônimo de 1939, de W. Somerset Maugham. Recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Trilha Sonora - Comédia ou Drama.

A trama começa quando o jovem Charles Mason (Dean Harrens) torna-se tenente. Ele vê a hora de ir para San Francisco e aproveitar a licença de Natal para se casar com Mona. Mas logo seu sonho é desfeito, ao receber um telegrama da própria Mona dizendo que já casou com outro.

Mesmo assim Charles decide ir para San Francisco, mas por causa de uma forte chuva seu avião é forçado a pousar em Nova Orleans. Ao ser informado que o avião não levantará voo pelas próximas horas, ele resolve ir em uma casa noturna ele conhece Jackie Lamont (Deanna Durbin), uma cantora da boate.

Gradativamente a conversa torna-se cada vez mais franca e Jackie confessa ser Abigail Manette, a esposa de Robert Manette (Gene Kelly), que foi condenado a prisão perpétua por ter matado Teddy Jordan, um agenciador de apostas. A partir desse ponto o espectador acompanha, através de um longo flashback, toda a triste vida da jovem cantora.

A moça se sente atormentada por ainda amar Robert e, além disto, a dominadora mãe dele a considera culpada pela condenação do filho. Mas a história entre Robert e Abigail ainda não tinha chegado ao seu final. Ela consegue fugir da cadeia e vai ao encontro da esposa na boate, porém, ele está armado... 

"Férias de Natal" é film-noir natalino, ou melhor, apenas o título é natalino porque o filme não tem absolutamente nada a ver com o espírito de Natal. Fui enganada pelo título, porque o que vi foi um filme lúgubre, pessimista e bastante triste. E fiquei bastante surpresa ao ver o queridíssimo Gene Kelly no papel de vilão, particularmente, prefiro ver ele em papéis de mocinho. Enfim, não é um filme ruim, é um noir mediano, só não se engane com o título.

Duração: 93 minutos
Categorias: Film-Noir, Policial, Drama, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Filme: Férias de Natal (1944)

MELANCÓLICO