Evereste (2015): sobre a fúria da natureza - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, dezembro 30, 2020

Evereste (2015): sobre a fúria da natureza

Evereste é um drama biográfico dirigido por Baltasar Kormákur e e escrito por William Nicholson e Simon Beaufoy. O enredo do filme foi baseado em dois livros No Ar Rarefeito do jornalista Jon Krakauer e A Escalada do montanhista Anatoli Boukreev.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Jake Gyllenhaal em cena no filme "Evereste"

Sinopse - A história se passa em 1996. Dois grupos de alpinistas liderados por Rob Hall (Jason Clarke) e Scott Fisher (Jake Gyllenhaal) se unem na tentativa de escalar o Monte Everest.

Hall é um futuro pai, o qual planeja voltar da aventura a tempo de ver a esposa Jan (Keira Knightley) dar à luz. Ele criou a empresa Adventure Consultants, conhecida por comercializar estas perigosas escaladas no Evereste.

O grupo de clientes de Hall é formado por Doug Hansen (John Hawkes), Beck Weathers (Josh Brolin), Jon Krakauer (Michael Kelly) e Yasuko Namba (Naoko Mori). A expedição conta ainda com uma equipa onde constam Helen Wilton (Emily Watson), a responsável por gerir o acampamento base, a Dr.ª Caroline Mackenzie (Elizabeth Debicki), Guy Cotter (Sam Worthinghton), um guia e amigo de Guy, Andy Harris (Martin Henderson), entre outros.

A Mountain Madness, liderada por Scott Fisher, também se encontra com uma expedição no local quando Hall e os seus clientes se deslocam até o Evereste para escalar o mesmo, em Maio de 1996. Enquanto Hall procura guiar os seus clientes com todo o cuidado, como a sua função é de garantir não só que estes subam ao cume mas também que desçam com vida. Fisher procura que os clientes consigam desenvencilhar-se com maior autonomia.

Uma forte tempestade de neve se abate e qualquer preparação prévia parece ser insuficiente para lidar com a situação. Em meio a a nevasca inesperada, tanto a escalada e quanto a descida vão revelar-se um pesadelo bem real, onde a morte pode chegar a qualquer momento, seja ela de forma rápida ou lenta e dolorosa.

O poder avassalador da natureza

Evereste é um filme baseado em fatos reais que acompanha a história que aconteceu em 1996, quando três equipes rivais de alpinismo tentavam chegar ao ponto mais alto do mundo no Monte Everest. Li críticas negativas em relação ao filme e assisti sem nenhuma expectativa, mas o mesmo conseguiu me surpreender, principalmente por ser uma obra sensorial. Tem algumas falhas, mas a história verídica compensa qualquer deslize de produção.

 O impacto é ainda maior se pensarmos que muito do que é retratado foi inspirado em episódios reais que resultou em várias mortes. Por isso o filme é lento, tenta passar para o espectador aquilo que os alpinistas vivenciaram durante a escalada e posterior descida da montanha. Evereste é um bom filme, não chega a ser espetacular, mas consegue passar todo o desespero que muitos alpinistas já sentiram na pele.

Ficha técnica

Título original: Everest
Duração: 121 minutos
Gênero: Biografia, Aventura, Drama
Classificação etária: 10 anos
País de origem: Islândia, Reino Unido, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2015