segunda-feira, dezembro 14, 2020
Filme: A Corrente do Bem (2000)
Lançado no ano de 2000, "Pay it Forward" mostra que uma ideia simples sendo colocada em prática pode mudar as pessoas, e consequentemente, o mundo. Foi dirigido por Mimi Leder a partir do roteiro escrito por Leslie Dixon, baseado no romance homônimo de Catherine Ryan Hyde.
O filme conta a história de Trevor Mckinney (Haley Joel Hent), um menino de 11 anos de idade que enfrenta problemas sérios em casa, sua mãe Arlene Mckinney (Helen Hunt), é alcoólitra.
Na escola em que Trevor estuda, ele conhece seu novo professor de Estudos Sociais, Engene Simonet (Kevin Spacey), um homem pacato que raramente fala de sua vida pessoal. Simonet lança um desafio aos alunos, cada um deve pensar em algo que poderá mudar o mundo e colocar em prática.
Então Trevor tem uma ideia sensacional que ele batizou de "corrente do bem". Essa ideia funciona assim, ele ajuda três pessoas a fazerem algo que dificilmente elas conseguiriam sozinhas e cada uma destas pessoas tem a obrigação de ajudar mais três pessoas, e assim por diante.
No início o garoto é zoado pelo colegas em sala de aula, mas ele não desanima e começa a colocar sua brilhante ideia em prática.
A primeira pessoa que Trevor decide ajudar é um mendigo que ele encontra no seu caminho de volta da escola para casa, ele abriga o homem em sua casa, lhe dando alimentação e todas as suas economias para que o mendigo compre roupas e arrume um emprego. A mãe de Trevor expulsa o homem de sua casa, mas ele volta para consertar o carro da família, pois ele precisava passar adiante "a corrente do bem".
A próxima pessoa que o garoto tem em sua lista é o professor Simonet, Trevor promove um encontro entre seu professor e sua mãe na esperança que os dois se apaixonem um pelo outro. E, ao ajudar o Sr. Simonet a ter alguém, também ajudaria sua mãe a se recuperar do vício das bebidas.
No entanto, Trevor acredita que sua ideia está fracassando, pois ele não consegue ter coragem suficiente para ajudar a terceira pessoa da sua lista. No entanto, um importante jornalista está percorrendo de cidade em cidade a procura do criador da "corrente do bem". Esse jornalista encontra Trevor e faz uma belíssima reportagem do menino e sua ideia fabulosa que estava mudando a vida de muitas pessoas.
Trevor ainda não está contente, ele não conseguiu cumprir os três objetivos da lista. Certo dia, quando ele está saindo da escola, vê a possibilidade de ajudar a terceira pessoa de sua lista, seu amigo que sempre apanha de alguns garotos mais velhos, nesse momento ele arranja toda a coragem que possui e enfrenta os garotos... uma tragédia acontece...
"A Corrente do Bem" é um drama singelo que nos induz a reflexões profundas. A mensagem é clara: não é necessário um grande ato para mudar o mundo, basta uma ideia simples, realizada com dedicação, é o suficiente para transformar vidas.
Se cada um fizesse uma corrente do bem, o mundo seria bem melhor. Sobre o filme, só não gostei do desfecho, acredito que um final diferente seria mais condizente com o enredo. No mais, "A Corrente do Bem" é altamente recomendável.
"Toda ação gera uma reação, todo ato trás uma consequência e gentileza gera gentileza."
Duração: 123 minutos
Categorias: Drama
Classificação: 10 anos