Filme: Amor Além da Vida (1998) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, dezembro 09, 2020

Filme: Amor Além da Vida (1998)

Lançado em 1998, "What Dreams May Come" é um filme inspirador, que mesmo sendo melancólico consegue fazer com que passemos o filme todo refletindo sobre a vida além desta aqui na Terra.

Dirigido por Vincent Ward com roteiro de Ronald Bass que se baseou no best-seller de Richard Matheson, mesmo autor de outro filme maravilhoso "Em Algum Lugar do Passado".

O filme está voltado para os preceitos espirituais, mesmo sendo uma obra de ficção. Enquanto assistimos tentamos encontrar as respostas ou pelo menos imaginar como seria o outro lado do caminho, pois sabemos que essa grande viagem é inevitável, dela ninguém escapa vivo.

O filme não cita somente a vida após a morte, vai muito mais além, no faz refletir sobre a existência de 'almas gêmeas', espíritos que são predestinados à sempre se reencontrarem, mesmo que tenham vivido dez ou mil vidas.

Essa história dramática é centrada no pediatra Dr Chris Nielson (Robin Williams) e sua esposa Annie (Annabella Sciorra), que perdem seus dois filhos em um gravíssimo acidente. Passados quatro anos, Annie consegue superar a morte dos filhos, mas outra tragédia acontece, seu marido Chris sofre um acidente fatal.

Inconformada por ter perdido as três pessoas que mais amava na vida, Annie comete um ato de loucura. Mas a vida não acabou, Annie vai morar no Vale dos Suicidas, um lugar sombrio, cheio de dor e desespero, onde o sofrimento é intensificado e constante.

Chris encontra-se em um local muito bonito, repleto de paz, amor e amigos, como o rapaz Albert (Cuba Gooding Jr), jovem de bom coração que está disposta a ajudar Chris em sua busca pela amada.

Mesmo recebendo advertências de que jamais terá a chance de se reaproximar de Annie, Chris decide ir encontra-la nas profundezas dos Vales Sombrios, ele acredita que ela é sua 'alma gêmea' e somente ele conseguirá fazer com que o espírito de Annie encontre a salvação. Chris parte em uma difícil jornada em busca daquela que sempre amou.

Apesar das fantasias que o filme mostra, existe muitos preceitos espirituais de grandioso valor abordados como o poder do amor, a existência de mundos espirituais felizes e infelizes, a força do pensamento, a sobrevivência da alma (deixando claro que a morte é apenas o início de outra vida, mais feliz ou mais infeliz que esta vida terrena), a possibilidade da telepatia e as reencarnações bem planejadas.

A mensagem que "Amor Além da Vida" passa é que não devemos se apegar demasiadamente a algo, seja pessoas ou objetos, pois podemos perdê-los em questões de segundos e a sensação de vazio pode não ser superada levando pessoas a depressão e consequentemente o suicídio. Outro ponto forte é a eternidade do amor, tudo passa, somente o amor permanece. Não o amor romântico, mas o amor na sua mais sublime essência.

"O que as pessoas chamam de impossível, são apenas coisas que elas nunca viram antes."

Filme: Amor Além da Vida (1998)
CATIVANTE; REFLEXIVO

Duração: 113 minutos

Categorias: Drama, Fantasia, Romance

Classificação: Livre