Filme: 3096 Dias (2013) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, dezembro 08, 2020

Filme: 3096 Dias (2013)

"3096 Tage" é um filme alemão lançado em 2013. Foi dirigido por Sherry Hormann, com roteiro escrito por Ruth Toma e Peter Reichard, baseado no livro autobiográfico de Natascha Kampusch.

O título do filme é exatamente o tempo que a austríaca Natascha Kampusch permaneceu em cativeiro depois de ser raptada por um psicopata. Foram 3096 dias de solidão e desespero, Natascha perdeu boa parte da infância e adolescência...

A trama se passa num pequeno distrito pertencente à Viena, capital da Áustria. Acompanhamos um pouco da rotina de Natascha (Amelia Pidgeon), uma garotinha de 10 anos de idade, filha de pais divorciados. 

Natascha sofria com as cobranças de sua mãe por estar acima do peso, uma dessas cobranças acabou gerando uma discussão que fez com que a menina saísse de casa sozinha – e não com a mãe, como de costume - para ir para a escola. Enquanto caminhava, ela foi raptada por um homem desconhecido e jogada dentro de uma van branca.

O sequestrador era Wolfgang (Thure Lindhardt), um homem de mente doentia que planejou nos mínimos detalhes tanto o rapto quanto o local que seria abrigo para a garotinha. Ele construiu uma espécie de porão (ou cubículo) de difícil acesso, na sua própria casa. 

Não havia janelas, nem cama, não havia banheiro e Natascha passava dias sem comer nada. A garota passou o resto da infância e praticamente toda a adolescência sem poder ver a luz do sol ou sentir o vento nos seus cabelos. As privações se tornaram agressões, tanto psicológicas quanto sexuais.  

"3096 Dias" é um excelente filme, porém desconfortável do inicio ao fim. O fato de ser baseado em uma história real já é perturbador, mas a maneira como o filme é editado consegue ser ainda mais incômodo. Conforme o tempo passa, percebemos a evolução da obsessão do sequestrador e como Natascha fez para conseguir coisas essenciais, como alimenta-se todos os dias por exemplo.

Natascha foi a protagonista de uma dos mais longos e chocantes da história. Ela ficou em cativeiro por oito longos anos, sofrendo todo tipo de violência física e psicológica. Pouco antes de ser raptada, Natascha estava tendo diversas desavenças com sua mãe, já no cativeiro, a menina usa o sequestro como solução para os problemas familiares, isso nada mais foi como uma tentativa desesperada de sobrevivência. Conforme a menina crescia em idade, também crescia a agressividade do seu algoz, Wolfgang Priklopil era um psicopata que se divertia com o sofrimento da sua prisioneira. 

Filme: 3096 Dias (2013)
"3096 Dias" é um filme pouco conhecido, porém, ao ser assistido fica na memória do espectador por bastante tempo. É uma obra crua, difícil de ser digerida por mostrar que a insanidade humana não tem limites.

TENSO; AFLITIVO; INQUIETANTE 

Duração: 111 minutos

Categorias: Biografia, Drama, Policial

Classificação: 16 anos