Marshall - Igualdade e Justiça (2017): sobre um homem admirável - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, novembro 16, 2020

Marshall - Igualdade e Justiça (2017): sobre um homem admirável

Marshall - Igualdade e Justiça é um drama biográfico dirigido por Reginald Hudlin, de O Legado de Sidney Poitier (2022), Invasão Cósmica (1994), O Príncipe das Mulheres (1992). O roteiro foi escrito por Michael e Jacó Koskoff.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Chadwick Boseman em cena no filme "Marshall - Igualdade e Justiça"

Sinopse - Este filme de tribunal acompanha um dos primeiros casos do jovem Thurgood Marshall (Chadwick Boseman), que anos mais tarde veio a ser o primeiro juiz afro-americano da Corte Suprema Americana. Marshall é convocado pelo NAACP (Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor), a defender Joseph Spell (Sterling K. Brown), negro acusado de estuprar e de tentar matar Eleanor Strubing (Kate Hudson), mulher branca rica para quem trabalhava, em Bridgeport, Connecticut.

Aliado a isso, há Sam Friedman (Josh Gad), advogado judeu especializado em causas securitárias, que é contratado inicialmente apenas para fazer com que Marshall, já que o mesmo não atua em Connnecticut, seja aceito na causa, Friedman abraça a defesa sob a tutela do colega.

O juiz Foster (James Cromwell) permite a presença de Marshall apenas como consultor e espectador na mesa do réu. O procurador que atua na acusação é Loren Willis (Dan Stevens), racista ao extremo, ele consegue ganhar antipatia do público logo que entra em cena.

Um bom filme que poderia ser melhor

Ambientado na década de 1940, Marshall - Igualdade e Justiça lembra os clássicos filmes de tribunal, se igualando em estilo às inesquecíveis produções da época. O que se torna um ponto positivo, pois se trata de um filme histórico, que reconta uma passagem importante na trajetória do advogado Thurgood Marshall.

Embora Marshall - Igualdade e Justiça seja um filme competente, senti falta de aprofundamento no seu protagonista, o ator Chadwick Boseman faz uma grande atuação, mas em diversos momentos se torna coadjuvante da história. 

A impressão que tive foi que Reginald Hudlin fez um filme leve para agradar a todos e não incomodar ninguém. Ou seja, vai de contramão a postura da pessoa que ele está retratando. Mesmo com esses pequenos deslizes, Marshall - Igualdade e Justiça é genuíno na sua tentativa de recontar fatos da vida profissional de um homem que se esforçou para mudanças admiráveis.

Ficha técnica

Título original: Marshall
Duração: 118 minutos
Gênero: Biografia, Drama
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2017