Filme: Sniper Americano (2015) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, setembro 07, 2020

Filme: Sniper Americano (2015)

"American Sniper" bateu recordes de bilheteria nos cinemas americanos, com números que representam a melhor estreia de um filme não associado a uma franquia de Hollywood. Foi dirigido por Clint Eastwood e semeou polêmica devido o elevado tom patriótico que rendeu várias comparações até mesmo com 'propaganda nazista.' O roteiro escrito por Jason Hall é baseado na autobiografia "American Sniper: The Autobiography of the Most Lethal Sniper in U.S. Military History", escrito por Chris Kyle.


Lançado em 2015, ganhou o Oscar na categoria de Melhor Edição de Som, também foi indicado como Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Mixagem de Som. Venceu 

O filme é uma adaptação da biografia de Chris Kyle, um soldado de elite do exército norte-americano, considerado o atirador mais letal da história, ele se orgulhava de ter matado mais de 150 pessoas durante dez anos.

O filme é um pouco complexo, inicia com Chris Kyle (Bradley Cooper) e mais um homem fardado dando cobertura para o avanço da tropa, logo entra em cena uma mulher com um menino carregando uma granada nas mãos e cabe ao atirador atirar ou não.

Voltamos no tempo em que Kyle (Cole Konis) era ainda uma criança e seguia rigorosamente as lições obtidas do seu pai. Depois vemos ele e seu irmão Jeff Kyle (Keir O'Donnell) trabalhando como cowboys para ganhar dinheiro. Contudo, após atentados terroristas contra a embaixada dos Estados Unidos em Nairóbi, no Quênia, ele resolve servir seu país. 

Saí do Texas e entra para o grupo de elite SEALS. Após um duro treinamento, Kyle vai comemorar com seus colegas em um bar e acaba conhecendo Taya (Sienna Miller). Dentro de pouco tempo eles se casam.

Durante uma manhã ele acorda e fica atordoado ao ver pela TV os ataques contra as Torres Gêmeas. Kyle segue para o Iraque em sua primeira missão, aquela na qual está a mulher e o menino com a granada nas mãos.

Toda vez que uma missão termina e Kyle volta para casa, ele não se sente em casa e percebe que estar na guerra havia se tornado o seu lar.

A minha interpretação sobre Chris Kyle é a seguinte: ele foi um homem que amava a adrenalina que a guerra lhe proporcionava, diante disso não conseguia encontrar ânimo para viver com sua esposa e filhos. O que este 'herói' de guerra fazia de melhor, e o filme mostra isso, era matar pessoas.

Não tive nenhuma empatia pelo personagem, o olhar frio, as invasões das casas, os assassinatos à sangue frio, tudo isso me deixou bastante perplexa, pois não conhecia detalhes sobre Chris Kyle, apenas lembrava vagamente dos noticiários de TV que assisti em 2013 sobre o ocorrido (não vou revelar para não quebrar o suspense do filme).
Filme: Sniper Americano (2015)

"Sniper Americano" é mais um bom filme sobre guerra, mas não concordo que seja o melhor de todos neste gênero, existem inúmeros filmes que relatam a guerra, tal como ela é, com seres humanos de ambos os lados, lutando para defender a sua nação, mas que no final das contas acabam perdendo suas vidas e sendo apenas mais alguns soldados ou civis que morreram durante um confronto. Esse é o meu ponto de vista em relação a obra.

VISCERAL; INCÔMODO

Duração: 133 minutos

Categorias: Biografia, Guerra, Drama

Classificação: 16 anos