Filme: The Post - A Guerra Secreta (2017) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, setembro 09, 2020

Filme: The Post - A Guerra Secreta (2017)

"The Post" é um ótimo drama histórico do diretor Steven Spielberg. O roteiro foi escrito por Liz Hannah e John Singer, sendo baseado no vazamento dos Pentagon Papers e sua publicação pelo jornal The Washington Post no inicio da década de 70. Lançado em 2017, o filme recebeu indicação ao Oscar nas categorias de Melhor Filme e Melhor Atriz. 

Conhecemos Kat Graham (Meryl Streep), proprietária do The Washington Post, um jornal local que está prestes a lançar suas ações na Bolsa de Valores de forma a se capitalizar e, consequentemente, ganhar impulso financeiro.

O editor-chefe do jornal é Ben Bradlee (Tom Hanks), que está sempre em busca de alguma grande notícia que possa fazer com que o jornal ganhe reconhecimento no sempre acirrado mercado jornalístico. Eis que chega a tão sonhada oportunidade...

Após anos de falsas notícias sobre os objetivos da guerra, a realidade veio à tona nas mãos de Daniel Ellsberg (Matthew Rhys), funcionário do Departamento de Defesa que pregava o fim da guerra, e encontrou nos documentos uma chance. Então o The New York Times publicava, no dia 13 de junho de 1971, os estudos de Robert McNamara (Bruce Greenwood) , ex-secretário de defesa norte-americano. Foi a primeira de muitas matérias envolvendo os chamados "Papéis do Pentágono".

O vazamento das informações acabou comprometendo presidentes anteriores a Nixon, como John Kennedy, Lindon Johnson e Eisenhower, criando constrangimento nos envolvidos e furor em meio à população. Ao tentar proibir a publicação, o presidente Nixon deu início a queda de sua popularidade. Levando o então presidente dos Estados Unidos a renunciar a presidência em 9 de agosto de 1974.

A proibição foi concedida por um juiz, o que faz com que os documentos cheguem às mãos de Bradlee e sua equipe, que precisa agora convencer Kat e os demais responsáveis pelo The Post sobre a importância da publicação de forma a defender a liberdade de imprensa.

Apesar das possíveis consequências, Kat decide arcar com a responsabilidade e ordena a publicação do conteúdo. Sua atitude serve de exemplo para outros jornais, que assim como ela, divulgam todas as revelações que tinham sobre o estudo.

"The Post: A Guerra Secreta" é um filme interessantíssimo sobre a liberdade de imprensa nos anos 70, onde o governo ainda exercia total influência no conteúdo de jornais. Durante as minhas pesquisas para escrever esta postagem me deparei com diversos comentários em sites de filmes se referindo a este filme como: chato, cansativo, lento, etc..., concordo que o filme não é para todos os públicos, no entanto, não tem nada de chato, pelo contrário, retrata um episódio específico na história, mostrando o poder que uma simples matéria pode ter na sociedade. Eu desconhecia os fatos abordados no filme, portanto, achei extremamente válido e merecedor da indicação ao Oscar de Melhor Filme.

Todos os aplausos para Meryl Streep, a atriz que já tem 20 indicações ao Oscar em sua carreira, faturando 3 estatuetas douradas, está divina em seu papel, ela desenvolveu Kay Graham com intensidade e maturidade, uma mulher a frente do seu tempo que desafiou o alto escalão da Casa Branca e contribuiu para que o mundo soubesse da verdade.

Tom Hanks também está ótimo no papel do editor-chefe, mostrando competência e determinação, quesitos essenciais a todo jornalista. E, "The Post: A Guerra Secreta" nos proporciona ver pela primeira vez Streep e Hanks atuando juntos. Os diálogos entre eles são memoráveis.

"The Post: A Guerra Secreta" se passa na década de 70, porém, retrata bem o atual momento que vivemos. Também nos faz lembrar de que a imprensa é livre e tem o dever de cumprir o seu papel essencial que é o de "servir aos governados e não aos governadores ". E viva a liberdade de imprensa! 

"A imprensa serve aos governados, não aos governantes."

Duração: 116 minutos
Categorias: Histórico, Drama, Biografia, Suspense
Classificação: 12 anos

Filme: The Post - A Guerra Secreta (2017)

REALISTA; INSTIGANTE