Filme: O Mercador de Veneza (2004) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, setembro 17, 2020

Filme: O Mercador de Veneza (2004)

Praticamente todas as pessoas já ouviram falar de Shakespeare, conhecido principalmente pela trágica história de Romeu e Julieta, outras peças famosas são Hamlet, Othelo, Macbeth, mas hoje vou falar da história do Mercador de Veneza. É provável que você já ouviu esse título alguma vez, mas são poucas pessoas que realmente conhecem a história do veneziano Antônio e seu credor, o judeu Shylock.


"The Merchant of Venice" é um drama épico escrito e dirigido por Michael Radford sendo baseado na peça teatral escrita pelo célebre dramaturgo inglês William Shakespeare. O lançamento aconteceu em 2004.

A história se passa na cidade de Veneza, no século XV, Bassanio (Joseph Fiennes) pede a Antonio (Jeremy Irons) o empréstimo de três mil ducados para que possa cortejar Portia (Lynn Collins), herdeira do rico Belmont.

Antonio é um homem rico, no entanto todo o seu dinheiro está comprometido em empreendimentos no exterior. Assim sendo, ele recorre ao judeu Shylock (Al Pacino). Acontece que Shylock odeia Antônio por seu anti-semitismo, e ao ver que ele será o fiador, faz uma proposta inusitada: se ele não receber até a data especificada, receberá uma libra da carne de Antônio.

Bassânio não deseja pegar o dinheiro nessas condições, mas Antônio consente e assina o contrato. Então, com os recursos em mãos, Bassânio viaja para Belmonte para conquistar Pórtia, com seu amigo Gratiano (Kris Marshall)

Enquanto isso, em Veneza, Antônio descobre que seus navios se perderam em alto-mar. Agora, ele não tem mais dinheiro para pagar Shylock, que resolve vingar-se. Antônio é preso e levado ao tribunal.

Bassânio, após seu casamento com Pórtia, descobre o problema em que seu amigo se encontra e parte imediatamente para Veneza. Já Pórtia, na tentativa de ajudar o marido e seu amigo, convoca seu primo advogado Belário (Norbert Konne).

No tribunal, Bassânio oferece a Shylock o dobro do que havia pego emprestado, mas o vingativo judeu exige a libra de carne de Antônio. Quando tudo parece perdido, surge um jovem disfarçado dizendo ser 'doutor em direito'. 

Logo descobrimos que é o jovem disfarçado que, com grande astúcia,  aponta uma particularidade do contrato: Shylock pode retirar uma libra da carne de Antônio, mas não pode retirar o sangue.

Filme: O Mercador de Veneza (2004)
"O Mercador de Veneza" foi todo filmado em Veneza, isso dá mais veracidade ao filme e afasta a impressão de ser um simples teatro como ocorre com a maioria dos filmes inspirados nas peças de Shakespeare. Uma tragédia com toques de comédia, assim é "O Mercador de Veneza". Um filme envolvente que merece ser assistido.

"Já fui vendido por quem dizia me amar, e fui negociado por alguém que amei, porém eu, não negocio ninguém nem tão pouco serei mercador daqueles que amo!"

INSTIGANTE; REFLEXIVO

Duração: 131 minutos

Categorias: Épico, Romance, Drama

Classificação: 14 anos