sexta-feira, setembro 04, 2020
Filme: Beleza Americana (1999)
Clássico do diretor Sam Mendes, "American Beauty" é desses filmes marcantes, que impressiona pela história envolvente e se torna inesquecível por ser muito bem elaborado e inteligente. Foi muito bem recebido pela crítica e pelo público. Lançado 1999, conseguiu bater recordes de bilheteria. O roteiro foi escrito por Alan Ball.
Ganhou o Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Roteiro e Melhor Direção de Fotografia, também recebeu indicações de Melhor Atriz, Melhor Música Original e Melhor Edição.
O novos vizinhos da família Burnham são o casal Frank Fitts (Chris Cooper) e Barbara Fitts (Allison Janney). Eles tem um filho adolescente Rickey Fitts (Wes Bentley) que está envolvido com drogas ilícitas, sendo reprimido pelo pai autoritário e violento.
Triste com a vida que vem levando, Lester começa a sentir atração pela amiga da filha, a líder de torcida Angela Hayes (Mena Suvary), e ele tem inúmeras fantasias com a jovem. Uma dessas é a clássica cena das pétalas de rosas se tornou eterna.
Decidido a mudar completamente a sua vida, Lester pede demissão do emprego, vai a trabalhar numa lanchonete, compra o carro dos seus sonhos, decide fazer exercícios físicos e começa a fumar maconha, que ele consegue com a ajuda de Rickey. Essa vida, aparentemente deprimente, era uma das coisas que realmente deixava Lester feliz.
Sua esposa Carolyn inicia um relacionamento amoroso com o maior inimigo de Lester, Buddy Kane (Peter Gallagher). Quando Lester descobre a traição da esposa, isso pouco lhe importa, pois ele estava cada dia mais encantado com a jovem Angela.
No entanto, nem tudo na vida sai como desejamos. Histórias como essa dificilmente tem final feliz e o desfecho deste filme é surpreendente.
"Beleza Americana" é um dos melhores filmes que já assisti, porém, complexo. Algumas pessoas não gostaram, na verdade não conseguiram captar o sentido desta história, ou talvez até entenderam, porém não gostaram de levar um soco bem na boca do estômago, porque é bem isso que o filme faz, ele joga a realidade nua e crua bem na nossa frente de uma forma angustiante e deprimente.
É um filme que trás um linguajar pesado e ultrajante, não é qualquer pessoa que aguenta escutar certas palavras pronunciadas neste filme. Mas para os apreciadores de obras fenomenais como esta, vale a pena cada minuto assistido. Sarcástico e hipnotizante, "Beleza Americana" causa um impacto profundo ao percebermos situações que realmente existem e enxergamos o quão feia é a "tal" beleza americana, tachada como universal.
"Tudo o que for pra acontecer, acontece. Cedo ou tarde."
Duração: 122 minutos
Categorias: Drama, Clássico
Classificação: 16 anos
ENVOLVENTE; REALISTA; PROVOCADOR