Atração Fatal (1987): sobre as consequências de uma traição - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, setembro 04, 2020

Atração Fatal (1987): sobre as consequências de uma traição

Atração Fatal é um thriller instigante do diretor Adrian Lyne. O roteiro escrito por James Dearden é baseado em seu curta-metragem de 1980, Diversion. O filme mostra a efemeridade das relações modernas e suas consequências.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Glenn Close e Michael Douglas em cena no filme "Atração Fatal"

Sinopse - Conhecemos Dan Gallagher (Michael Douglas), um conceituado advogado de Nova York. Ele é casado com Elizabeth Gallagher (Anne Archer) e tem uma filha. Certa noite, em um evento, Dan conhece a sedutora Alex Forrest (Glenn Close), surge uma forte atração entre os dois.

Alguns dias depois, Elizabeth vai passar o final de semana na casa dos pais com sua filha e Dan fica em Nova York para terminar um trabalho. No entanto, ele acaba encontrando Alex e se envolve, casualmente, com ela. Eles passam o final de semana juntos.

No final do dia Dan coloca um ponto final na sua breve relação com Alex, mas essa história ganha proporções gigantescas ao ponto de colocar toda a sua família em risco. Afinal, Alex não aceita o término da relação. Ela se transforma numa mulher obsessiva a níveis extremos e vai até as últimas consequências para ter o amado ao seu lado.

Um filme memorável

Atração Fatal é thriller oitentista instigante que causou muita polêmica na época de lançamento por retratar a história de um homem adúltero sendo perseguido por sua amante psicopata. A história contada é sutil e envolvente, também realista, visto que o filme aborda um tema que pode acontecer na vida real. James Dearden conseguiu pegar um tema nada original e transformar em um filme memorável. É um filme excelente, bem escrito e bem atuado. O elenco é ótimo, especialmente Glenn Close está formidável no papel de uma amante psicopata. 

Atração Fatal mostra que as vezes uma simples aventura extraconjugal pode ter um preço muito alto a se pagar. Outra questão muito importante que o filme aborda é sobre o desequilíbrio mental de uma pessoa rejeitada. Podemos ver claramente traços de psicopatia em Alex. Até onde ela pode chegar para obter aquilo que deseja? O que ela é capaz de fazer para conseguir seus objetivos? Quais são seus limites?

Ficha técnica

Título original: Fatal Attraction
Duração: 119 minutos
Gênero: Suspense, Drama, Clássico
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1987