Filme: A Menina Sem Mãos (2016) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, agosto 27, 2020

Filme: A Menina Sem Mãos (2016)

"La jeune fille sans mains" é um filme de animação francês dirigido por Sébastien Laudenbach, que também escreveu o roteiro ao lado de Olivier Py. Lançado em 2016, o filme é baseado no conto de "The Girl Without Hands", dos irmãos Grimm.

A história se passa no interior da França. Um moleiro (Olivier Broche) vive na miséria com a esposa (Françoise Lebrun) e a filha (Anaïs Demoustier). Eis que um demônio (Philippe Laudenbach) aparece e faz uma proposta.

O demônio diz que irá transformar o riacho próximo à sua casa em um córrego de ouro, com o qual poderia obter toda a riqueza que deseja. Porém, em troca, o moleiro acaba ofertando a única macieira presente no local, onde sua filha costuma passar os dias.

Sem saber, ele troca a pureza da filha por toda essa riqueza. Porém, quando a menina se recusa a ser sacrificada no ritual, o demônio decide cortar suas mãos como aviso, além de prometer retornar. Todavia, a pureza da garota não permite guardar para si algum rancor, ela prefere recomeçar em outro lugar, então, seu destino cruza com o do Príncipe (Jéremie Elkaïm).

"A Menina Sem Mãos" é uma animação diferente de tudo que já havia visto deste gênero. Confesso que no inicio pensei que o filme seria entediante, tamanho foi meu estranhamento com os traços (parece meus rascunhos dos moldes de artesanato), mas logo fui rendida pela narrativa dessa história sombria, que ao mesmo tempo mostra o emponderamento da protagonista. Autossuficiente e esforçada, ela se adapta aos infortúnios e está bem longe de ser submissa, mesmo privada de suas mãos.

A partir de traços minimalistas a pincel, "A Menina Sem Mãos" traz uma temática forte relativa à violência e aos abusos cometidos contra as mulheres. É interessante observar as oscilações dos desenhos que somem e reaparecem, os traços marcam a presença de espírito e a alma se mistura com as sombras, e as cores mudam conforme o temperamento dos personagens.

Com poucos diálogos e muita agilidade, "A Menina Sem Mãos" é uma preciosidade no universo das animações. Vale cada minuto assistido.
Filme A Menina Sem Mãos (2016)
"No frio da Guerra, minha mensagem será uma tocha."

ENVOLVENTE; PODEROSO; REFLEXIVO

Duração: 76 minutos
Categorias: Animação
Classificação: Livre