Filme: Intriga Internacional (1959) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, julho 21, 2020

Filme: Intriga Internacional (1959)

"Norty by Northwest" é comparável ao vinho, quanto mais os anos passam, mais interessante o filme se torna. A história é absurdamente envolvente e, somente o gênio do suspense, Alfred Hitchcock, para ter tamanha audácia de transformar uma história trivial em uma de suas melhores obras. 

Roteirizado por Ernest Lehman, foi lançado em 1959 e recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Edição e Melhor Roteiro Original.

A trama é charmosa e divertida, mostra os apuros vivenciados pelo publicitário Roger O. Thornhil (Cary Grant), que acaba sendo confundido com um agente chamado George Kaplan.

O charmoso e bem sucedido Roger vê sua vida virar de ponta cabeça após se envolver em um jogo surreal esquematizado por um espião, Phillip Vandamm (James Mason) e pela agente dupla Eve Kendal (Eva Marie Saint), que obviamente, se apaixona pelo publicitário.

Cada passo que Roger dá, mais perigo ele corre e mesmo assim, o publicitário viaja em busca do misterioso homem com quem está sendo confundido. Além de ser perseguido pela polícia, Roger tem que fugir de um avião, numa das cenas mais clássicas do cinema.

O filme é confuso para descrevê-lo, mas é delicioso de assistir, além da cena inacreditável do avião, ainda tem outras cenas divertidíssimas, por exemplo o publicitário dirigindo embriagado pela rodovia e a cena do leilão que é hilária. Uma trama maluca e apaixonante, é claro que o desfecho tinha que ser a altura do filme todo. O final é surpreendente e inesquecível.
 
E, como é de praxe, Hitchcock dá o ar da graça, aparecendo de relance em uma cena. Quem é fã do diretor já deve ter observado sua aparição em outros filmes de seus filmes.

"Intriga Internacional" une todos os elementos tornando-se um dos melhores filmes de todos os tempos. Tecnicamente e visualmente é perfeito. Uma obra-prima do cinema que merece ser assistida sempre que possível. 

Com diálogos profundos e envolventes, paisagens magníficas, atuações excepcionais e um roteiro bem amarrado, "Intriga Internacional" é um filme inesquecível que traz uma perseguição sem pé nem cabeça, mas que consegue prender nossa atenção já no primeiro minuto.

Duração: 136 minutos
Categorias: Policial, Mistério, Aventura, Espionagem, Clássico
Classificação: 14 anos
Filme: Intriga Internacional (1959)
ENVOLVENTE; DIVERTIDO; PODEROSO