Filme: Dois Homens Contra uma Cidade (1973) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, julho 24, 2020

Filme: Dois Homens Contra uma Cidade (1973)

"Deux Hommes dans la ville" é um filme francês praticamente esquecido, o que é uma lástima, pois o filme é excelente e marcante. O roteiro de José Giovanni e Gianfranco Clerici nos leva a refletir sobre o tema abordado. A direção foi de José Giovanni e o lançamento aconteceu em 1973.

A trama gira em torno de Gino Strabliggi (Alain Delon), um bandido que já cumpriu boa parte de sua pena. Gino era chefe de uma quadrilha de assaltantes. Criminoso experiente, inteligente e esperto. Foi condenado a 12 anos. Na prisão, aprendeu um ofício, tornou-se um bom gráfico.
Filme: Dois Homens Contra uma Cidade (1973)
Na prisão ele conhece Germain Cazeneuve (Jean Gabin), um 'educador', mistura de assistente social com terapeuta, funcionário público, pago pelo governo, que se dedica a manter diálogo permanente com os presos, a tentar ajudá-los, a tentar incutir neles a noção de que podem e devem mudar de vida, aproveitar a estadia nos presídios para rever seus princípios, abandonar a criminalidade.
Filme: Dois Homens Contra uma Cidade (1973)
Germain Cazeneuve tem convicção de que Gino se reabilitou para a vida honesta. Luta na Justiça para que Gino obtenha liberdade condicional após dez anos de prisão. Consegue. Porém, o destino tem suas ciladas, e sabemos que enfrentar a vida de trabalhador, depois de ter tido sucesso como assaltante, não é nada fácil. 

Gino tem a sorte de ter a confiança de Cazeneuve e ter uma mulher apaixonada, Sophie (Ilaria Occhini) que o recebe de volta com um amor intocado pela passagem do tempo.
Filme: Dois Homens Contra uma Cidade (1973)
Pouco depois que é solto, recebe a visita de velhos companheiros do bando, um deles é um jovem insolente, interpretado por Gérard Depardieu. O convite eterno dos "amigos" para roubar mais uma vez é apenas um dos tormentos que perseguirão Gino. Haverá tormentos ainda piores para ele enfrentar.
Filme: Dois Homens Contra uma Cidade (1973)
"Dois Homens Contra uma Cidade" fala sobre prisão, criminalidade, recuperação de um criminoso, segunda chance, perigos da vida e fraquezas. Este filme é um corajoso exemplar contra os sistemas inventados pelas nações que fingem acreditar, que presídios podem recuperar os criminosos, torná-los aceitáveis para o convívio na sociedade, após o cumprimento da pena a que foram condenados. É possível a recuperação, embora não em todos os casos, na realidade apenas uma minoria dos criminosos pode ser considerado recuperado.
Filme: Dois Homens Contra uma Cidade (1973)
No entanto, o que existe é uma hipocrisia sem fim, pois nem mesmo o Estado conta com a possibilidade da recuperação, e a sociedade não dá a segunda chance a quem cumpriu a pena, se recuperou, quer mudar de vida. Nem a sociedade, nem as próprias instituições ligadas à Justiça.

A nossa primeira reação é: uma vez bandido, sempre será bandido (falo isso porque já tive esse pensamento hipócrita, estou tentando aboli-lo). Enfim, o que quero dizer é que nem a sociedade, nem o sistema, muito menos as instituições estão preparados para admitir que um criminoso possa sair da prisão reabilitado.
Filme: Dois Homens Contra uma Cidade (1973)
Há diversos filmes bons que fazem a defesa firme da segunda chance que a sociedade teima, na prática, em não conceder a quem cometeu crimes, desvios, no passado. E estarei, na medida do possível, comentando aqui no blog.

Contudo, "Dois Homens Contra uma Cidade" me chamou a atenção porque descobri que a pena de morte na França foi abolida somente em 1981, sendo o último país da Comunidade Europeia a abolir o assassinato patrocinado, decidido, decretado e executado pelo Estado.

No mais, "Dois Homens Contra uma Cidade" é um filme excepcional, pouco conhecido, mas que vale ser assistido, no mínimo você refletirá sobre os temas abordados.
Filme: Dois Homens Contra uma Cidade (1973)

IMPACTANTE; REFLEXIVO

Duração: 100 minutos
Categorias: Drama, Policial
Classificação: 12 anos