Filme: Deixa Ela Entrar (2008) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, julho 14, 2020

Filme: Deixa Ela Entrar (2008)

Todos os filmes suecos que assisti até o momento são ótimos, e "Låt Den Rätte Komma In" faz jus a minha afirmação. Dirigido por Tomas Alfredson com base no livro de mesmo nome escrito por John Ajvide Lindqvist, publicado em 2004, que também assina o roteiro. O lançamento aconteceu em 2008.

Envolvente, intrigante, cativante, intenso e recheado de reviravoltas inteligentes, fazem deste filme um dos melhores do gênero de terror. 

Na trama, acompanhamos o drama de Oskar (Kåre Hedebrant), um garoto de 12 anos que vive em um conjunto de apartamentos no subúrbio de Estocolmo no início dos anos 80.

O garoto sofre bullying na escola pelos "valentões" liderados por Conny (Patrik Rydmark), sendo atacado com xingamentos e agressões físicas frequentes. Oskar sente-se solitário, seus pais são divorciados, e para passar o tempo e a raiva ensaia contra-ataques com um canivete, além de guardar recortes de crimes violentos que saem no jornal.

Certa noite, Oskar está no playground do conjunto de apartamentos e encontra Eli (Lina Leandersson), uma garota que aparentemente tem a mesma idade dele. A menina mudou-se para o apartamento do lado com seu pai e protetor Håkan (Per Ragnar).

Já de inicio Eli recusa ser amiga de Oskar, mas com o passar das noites, nasce um laço de amizade que se intensifica ainda mais quando eles passam a trocar mensagens pelas paredes de seus quartos através de código Morse.

Eli é uma garota diferente, tem várias atitudes estranhas, mas isso não incomoda Oskar que fica cada vez mais próximo dela. Essa amizade transforma a vida dos dois: Eli ganha um toque de humanidade e Oskar aprende a reagir contra os ataques dos colegas.

"Deixa Ela Entrar" é um belo filme de terror, tanto a fotografia quanto o enredo são envolventes. Tem várias cenas fortes (muito sangue e violência), mas como se trata de um filme europeu, o ritmo é lento. É um filme de arte, totalmente poético e original, porém, pode não agradar o público que aprecia filmes frenéticos.

O desfecho abre um leque de possibilidades, dando a oportunidade para que cada espectador interprete os eventos a sua maneira. E como ocorre com os grandes sucessos estrangeiros, "Deixa Ela Entrar" ganhou um remake hollywoodiano. Assisti também e achei um filme interessante, porém, traz os mesmos argumentos do original, até o título parece uma cópia: "Deixe-me Entrar". Se você ainda não viu "Deixa Ela Entrar", não perca mais tempo, o filme é excelente. 

Duração: 115 minutos
Categorias: Terror, Drama, Romance
Classificação: 16 anos
Filme: Deixa Ela Entrar (2008)

PUNGENTE; POÉTICO; INTENSO