Filme: Amor Sem Escalas (2009) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, junho 01, 2020

Filme: Amor Sem Escalas (2009)

"Up In The Air" é uma comédia com pitadas de drama, dirigido por Jason Reitman e co-escrito por Reitman e Sheldon Turner, com base no romance homônimo de Walter Kirn. O lançamento aconteceu em 2009. 


Recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Roteiro Adaptado. 

A trama nos apresenta Ryan Bingham (George Clooney), que trabalha para uma empresa de outplacement. Sua especialização é comunicar aos funcionários que os mesmos foram dispensados, ou seja, ele é o responsável por demitir pessoas.

Entre uma demissão e outra, Ryan ministra palestras motivacionais, pregando a tese de que a vida é feita de movimento e que a felicidade só é real após a libertação das amarras, seja elas afetivas ou empregatícias. Ele segue seu discurso à risca, evitando assim qualquer tipo de relacionamento sério.

As duas profissões fazem Ryan viver nos aeroportos e os hotéis. Sua vida é viajar por todos os cantos do país. Seu objetivo é atingir a marca de 10 milhões de milhas aéreas, algo conquistado por apenas sete pessoas. Com tantas viagens, ele não tem tempo para a família, são raros os momentos que passa ao lado das duas irmãs.

Certo dia seu chefe Craig Gregory (Jason Bateman), anuncia que está implementando um novo modelo de negócios e apresenta a mais nova contratada da empresa, Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. A notícia pega Ryan de surpresa, pois caso o sistema seja implantado, seu emprego corre sério risco.

Contrariado, Ryan é obrigado a levar Natalie nas suas viagens. Em uma dessas viagens, Ryan conhece Alex Goran (Vera Farmiga), mulher de negócios, independente, sexy e adepta de relacionamentos sem nenhum compromisso. De parada em parada, o destino dessas três pessoas sofrerá diversas alterações...

Não se engane com o título em português, "Amor Sem Escalas" é uma comédia séria, provoca risos mas a parte reflexiva se sobressai. A parte dramática não leva às lágrimas. O romance passa longe de nos tocar, se quer torcemos pelo casar da história. 

Filme: Amor Sem Escalas (2009)
O roteiro é recheado de diálogos profundos e inteligentes que induz a pensar na própria vida. Solidão e fragilidade dos relacionamentos estão sempre presentes durante toda a narrativa, mas é melancólico e sim, maduro. O filme também tem uma trilha sonora maravilhosa, repleta de canções sessentistas.

"Amor Sem Escalas" não é uma obra excepcional, mas é uma comédia bem construída e altamente recomendável, toca em vários assuntos atuais sem ser clichê. O desfecho incomum também é um ponto positivo. Quem assistir dificilmente se arrependerá.

AGRIDOCE; REFLEXIVO

Duração: 109 minutos
 
Categorias: Comédia, Drama, Romance
 
Classificação: 12 anos