A Noite Devorou o Mundo (2018): terror sobre Paris - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, abril 29, 2020

A Noite Devorou o Mundo (2018): terror sobre Paris

A Noite Devorou o Mundo é um filme de terror dirigido por Dominique Rocher e escrito por Rocher, Jérémie Guez e Guillaume Lemans, com base no livro de mesmo título, de Pit Agarmen - pseudônimo de Martin Page.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Anders Danielsen Lie em cena no filme "A Noite Devorou o Mundo"

Sinopse - Conta a história de Sam (Anders Danielsen Lie), um escritor antissocial que vai até o apartamento da sua ex-namorada Fanny (Sigrid Bouaziz), para reaver alguns pertences. Lá estava acontecendo uma festa, incomodado, ele toma um drink e se tranca numa sala, onde acaba adormecendo.

Ao acordar, Sam se depara com uma visão assustadora de Paris. As ruas estão tomadas por zumbis. Logo ele percebe que provavelmente é o único humano vivo na cidade, talvez no mundo. Começa então sua luta pela sobrevivência. 

Inicialmente, o escritor procura estocar comida e examinar o prédio onde se encontra. Com o passar do tempo, Sam passa a lutar para manter a sanidade em meio a solidão extrema. Ele aprisiona um zumbi, Alfred (Denis Lavant), e o mantem ali, servido de companhia.

Quando ele se conforma com sua unanimidade no mundo, eis que surge Sarah (Golshifteh Farahani), uma sobrevivente que vive nos telhados de Paris. Com a chegada da garota, Sam percebe o quanto se aprisionou dentro do seu mundo, no caso, o prédio.

Zumbis em Paris

A Noite Devorou o Mundo é muito mais que um filme de zumbis. É um drama profundo sobre nossa dificuldade de se relacionar com o outro. Apesar de ser uma fábula fantástica, o enredo nos remete ao mundo real e a individualidade que nos cerca. Outra questão levantada na obra é a alienação coletiva, até que ponto vale a pena lutar sozinho(a) contra a maré que tenta nos sucumbir?!

Esse filme francês é um exemplar diferente do gênero de zumbis. Uma obra intimista, com pouca ação, até porque a mesma não é necessária para a construção da narrativa. Há poucos diálogos, o silêncio predomina em boa parte da obra. A trilha sonora aparece sempre nos momentos certos, criando situações tensas.

Existem centenas de filmes de zumbis, mas A Noite Devorou o Mundo consegue se destacar por trabalhar o silêncio e a solidão, algo incomum no gênero de terror com temática de zumbis. Assisti sem muita expectativa e me surpreendi positivamente.

Ficha técnica

Título original: La nuit a dévoré le monde
Duração: 93 minutos
Gênero: Terror, Fantasia
Classificação indicativa: 16 anos
País de origem: França
Ano de lançamento: 2018