domingo, fevereiro 06, 2022
O Homem Invisível (2020): sobre abusos e violência doméstica
O Homem Invisível é um ótimo filme de ficção científica e terror escrito e dirigido por Leigh Whannell. Conta a história de uma mulher que após a morte do marido abusador passa a ser perseguida por algo ou alguém que não vê. Foi inspirado no romance homônimo de H. G. Wells, publicado em 1897 e já adaptado para o cinema em 1933.
Sinopse - A trama segue Cecilia Kass (Elisabeth Moss), uma mulher que sofre constantemente abusos físicos e mentais por parte do parceiro Adrian Griffin (Oliver Jackson-Cohen), um premiado cientista óptico e sociopata em potencial.
Cansada de tanto sofrer, Cecilia foge da mansão onde vive isolada do mundo. Ela conta com a ajuda da irmã Emily Kass (Harriet Dyer), do detetive James Lanier (Aldis Hodge) e da filha dele, Sydney Lanier (Storm Reid). Ela tenta reconstruir sua vida e esquecer os tormentos que viveu ao lado do homem que julgava amar.
Passados algumas semanas, Cecilia descobre que Adrian atentou contra a própria vida. Ela é contactada por Tom Griffin (Michael Dorman), irmão e advogado de Adrian que informa que Cecilia herdou uma grande fortuna.
Cecilia no entanto continua desconfortável, sempre sentindo a presença do abusador por perto. Quando coisas estranhas começam a acontecer, ela suspeita que Adrian esteja envolvido de alguma forma, mas ninguém acredita na versão dela.
Protagonista inteligente
Por mais fantasiosa que a história possa parecer, há muita realidade mostrada no filme. Muitas mulheres ao redor do mundo ficam presas em relacionamentos abusivos por anos, quando conseguem a tão sonhada liberdade acabam caçadas por seus abusadores. O diretor conseguiu transportar O Homem Invisível para além dos padrões de ficção científica ao colocar uma metáfora marcante sobre a violência doméstica.
O Homem Invisível é um suspense intrigante, com reviravoltas impactantes, efeitos visuais impressionantes e uma protagonista inteligente. A tensão crescente nos mantêm focados na trama. Ficamos apreensivos cada vez que o homem invisível surge para aterrorizar sua vítima. Conseguimos sentir o perigo envolta de Cecilia e seus amigos, isso é mais assustador que qualquer figura fantasmagórica.
As atuações são excelentes, especialmente da atriz Elisabeth Moss, ela é simplesmente o coração e a alma do filme. A ambientação claustrofóbica auxiliada por uma trilha sonora marcante ajuda a criar um clima perturbador.
Embora O Homem Invisível tenha algumas falhas, a maneira como os acontecimentos vão nos envolvendo supera os furos do roteiro. Não se tornará um clássico como o original, mas é um ótimo filme digno de ser visto e revisto.
Ficha técnica
Título original: The Invisible Man
Duração: 124 minutos
Categorias: Suspense, Ficção Científica, Terror, Drama, Mistério
Classificação indicativa: 14 anos
País de origem: Estados Unidos da América, Austrália
Ano de lançamento: 2020