sexta-feira, janeiro 10, 2020
Filme: Invencível (2015)
"Unbroken" é um drama biográfico dirigido por Angelina Jolie que conta a jornada do medalhista Louis Zamperini, o jovem maratonista que ficou 47 dias à deriva no Oceano Pacífico. O roteiro foi escrito pelos irmãos Joel e Ethan Coen, também por Richard LaGravenese e William Nicholson, sendo baseado no livro homônimo de Laura Hillenbrand.baseado no livro homônimo de Laura Hillenbrand.
O filme estreou em 2015 e recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.
O filme estreou em 2015 e recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Edição de Som e Melhor Mixagem de Som.
Não esperava muito deste filme e fui surpreendida, principalmente pela história de superação do maratonista. Não conhecia a trajetória de Louis Zamperini, sendo assim, cada cena foi uma surpresa. Adquiri empatia pelo personagem e admiração pelo homem que ele foi. O filme despertou em mim um mix de emoções e sensações, senti medo por ele, apreensão, agonia, revolta, raiva, ódio e compaixão.
A trama inicia com cenas de Louis (Jack O'Connell) já na guerra. O avião em que ele está é bombardeado. E nesse meio tempo fazemos uma viagem no tempo e voltamos para a infância, rapidamente vemos como o atletismo entrou na vida daquele garoto discriminado por ser de família de imigrantes italianos.
Acompanhamos a determinação de Louis e o empenho do seu irmão Pepe Zamperini (Alex Russell) em ajudá-lo a se tornar um recordista olímpico, vencendo a Olimpíada de Berlim em 1936, com apenas 19 anos de idade.
Voltamos a Segunda Guerra Mundial, Louis continua seus treinamentos em meio as batalhas, logo sua tropa é convocada para uma missão de resgate no Oceano Pacífico. Aparentemente, havia calmaria, mas o destino preparava algo perveso para Louis e seus amigos, o avião acaba sendo bombardeado e cai em alto mar. Apenas Louis, Phil (Domhnall Gleeson) e Cup (Jai Countney) conseguem sobreviver, mas era o início de um grande sofrimento.
Foram 47 dias à deriva em alto mar, enfrentando a fome, sede, tubarões, tempestades, sol escaldante e bombardeios dos inimigos. O sofrimento é visível, é desesperador.
Em determinado momento, Louis busca sua fé e conversa com Deus lhe prometendo entregar sua vida para ele caso sobrevivesse aquela provação.O resgaste chega, porém, vem do inimigo. Os tripulantes de um navio japonês encontram os jovens à deriva e os transformam em prisioneiros de guerra.
"Invencível" não é um filme quase perfeito, tem suas falhas como 95% dos filmes, mas é lindo e muito triste, no entanto não deixa de ser cativante por mostrar mais uma bela história de superação que tive o privilégio de assistir. Trata-se de uma história real e todo o sofrimento que vemos na tela, não mostra nem 50% daquilo que Louis Zamperini enfrentou. Precisamos de muitos outros filmes assim, que mostra a capacidade que o ser humano tem de resistir adversidades e superar obstáculos.
Louis Zamperini faleceu em 02 de julho de 2014 com 97 anos de idade. Deixo essa postagem como homenagem a este homem invencível que nos ensinou que nenhum obstáculo é maior que nossa força de vontade e que a melhor maneira de seguir em frente é escolher o perdão, no lugar da vingança.
"Mesmo que o desespero seja grande e a esperança diminua... A luz sempre surgirá após a escuridão."
INSPIRADOR; COMOVENTE; DOLOROSO
Duração: 137 minutos
Categorias: Biografia, Drama, Esporte
Classificação: 14 anos