Filme: Brilho de uma Paixão (2009) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, janeiro 09, 2020

Filme: Brilho de uma Paixão (2009)

"Bright Star" é um filme recheado de poesia, mostra um universo de extrema beleza, delicadeza e sensibilidade, onde a cultura era valorizada e os poetas eram os mais ilustres convidados nas festas, e assim recitavam suas belas poesias.


Lançado em em 2009, foi escrito e dirigido por Jane Campion com base nos últimos três anos da vida do poeta John Keats.

A história se passa em Londres no ano de 1818 e retrata um amor puro e intenso entre o jovem poeta John Keats (Ben Whishaw) com a sua vizinha Fanny Brawne (Abbie Cornish).

John estuda poesia e almeja ser um escritor famoso, porém vive com pouco dinheiro e muitas dívidas. Fanny é uma costureira de opiniões fortes, o que a transformam em uma mulher a frente de sua época.

No início, a convivência entre a costureira e os poetas John e Brown (Paul Schneider) não é nada amigável, Fanny não entende poesia e na sua visão os poetas vivem de brisa, não tem dinheiro nem para pagarem suas contas, enquanto ela produz as roupas de seu vestuário e ainda consegue ganhar um bom dinheiro vendendo peças que confecciona.

Eles vivem em mundo distintos, mas tudo muda quando Fanny conhece o irmão de John que está muito doente, imediatamente a moça se oferece para ajudar a cuidar do garoto e isso encanta o jovem poeta.

Aos poucos Fanny passa a enxergar as qualidades que o poeta possuí e pede para ele lhe dar aulas particulares de poesia, pois ela deseja entender esse universo mágico em que os poetas vivem. Ao aproximar-se de John, a costureira enfrenta muitas desconfianças por parte dos outros poetas que acreditavam que a moça era uma oportunista, que não estava interessada em poesia e sim no poeta. 

Durante as aulas, ambos se descobrem completamente apaixonados. Nem as tentativas de pessoas próximas a eles, para acabar com esse romance, conseguiram destruir o amor intenso que ambos sentiam. Os jovens mergulham em um romance lindo, porém obsessivo.

O romance foi embalado por inúmeras cartas de amor e coleção de borboletas. Com a ajuda de seus irmãos, Fanny capturava as borboletas, poi acreditava que estas simbolizavam o seu grande amor por John. 

Mesmo com a hipocrisia da sociedade de sua época, Fanny era feliz ao lado de sua família e seu grande amor, e John encontrou a inspiração para escrever suas poesias na simplicidade, contrariando Brown que buscava a essência poética. Mas o destino acaba sendo implacável na vida do casal apaixonado...

Durante sua breve jornada aqui na Terra, John não teve a valorização que merecia, no entanto, quase 200 anos após sua morte, ele é reconhecido, valorizado e considerado o maior poeta do romantismo inglês do século XIX. A vida é cheia de surpresas...
Filme: Brilho de uma Paixão (2009)

"Brilho de uma Paixão" é um belíssimo filme, delicado e com um roteiro muito bem elaborado. Os figurinos são impecáveis, bem condizentes à época e a fotografia é um espetáculo à parte. 

Talvez por gostar de poesia, mas a história do jovem poeta e sua musa inspiradora mexeu comigo, fui as lágrimas... Sem dúvida é um belo filme de romance que merece ser assistido.


COMOVENTE; INSPIRADOR; SINGELO


Duração: 119 minutos
 
Categorias: Biografia, Romance, Drama
 
Classificação: 12 anos