Filme: O Fantasma Apaixonado (1947) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, novembro 15, 2019

Filme: O Fantasma Apaixonado (1947)

"The Ghost and Mrs. Muir" é um filme incrivelmente belo, que infelizmente, não obteve ao longo dos anos seu devido reconhecimento pelo público. Contou com a direção de Joseph L. Mankiewicz, mesmo diretor de obras-primas eternizadas como "A Malvada", e "Cleópatra". O roteiro escrito por Philip Dunne foi baseado numa história de R. A. Dick.

O lançamento aconteceu em 1947 e recebeu ao Oscar na categoria de Melhor Fotografia, indicação esta muito justa, pois o filme tem uma belíssima fotografia e é considerado um dos filmes mais bonitos já produzidos pela indústria cinematográfica.

De acordo com as leis brasileiras, o filme encontra-se em domínio público. Está disponibilizado no meu acervo de filmes antigos nas redes sociais OK.ru e VK.

Ao completar um ano após a morte do marido, Lucy Muir (Gene Tierney) decide que não quer mais morar com a sogra e a cunhada, ela resolve alugar uma casa e se encanta pelo 'Chalé Gaivota', uma casa a beira-mar. Apesar das advertências do corretor, ela se muda juntamente com a filha e a empregada.

No entanto, Lucy logo percebe que existe mais alguém na casa e, eis que surge o fantasma de Daniel Gregg (Rex Harrison) para assustá-la, antigo proprietário da casa que morreu noventa anos atrás em um suposto suicídio.

Sem obter sucesso na tentativa de amedrontar Lucy, o capitão acaba seduzido pelos encantos dela, e nasce uma linda amizade entre os dois, amizade esta que ultrapassa as barreiras da vida e morte, do material e sobrenatural. Quando Lucy começa a enfrentar uma grave situação financeira, o capitão decide narrar sua trajetória para ser transformada em livro e livrar sua amada dos problemas econômicos.

Posteriormente, Lucy conhece um escritor de histórias infantis e acaba sentindo algum sentimento por ele, porém, seu coração fica completamente dividido entre os dois amores.

Diante disso, Daniel decide não mais aparecer e fazer com que Lucy acredite que todas as conversas que tiveram juntos foi apenas fruto de sua imaginação, mas no seu íntimo, Lucy sabia que o fantasma foi real e esteve por perto nos momentos que ela mais precisou.

"O Fantasma Apaixonado" é um romance sem piegas, com toques de suspense e doses certas de humor. E que o dizer do desfecho, simplesmente arrebatador, mostra que para o amor não existe obstáculos, até o impossível torna-se real. 

"O Fantasma Apaixonado" é um filme incomum, de rara beleza, que mostra um amor onírico e desperta uma sensação de nostalgia. Quando resolvi assistir pensei que fosse um romance despretensioso, mas fui completamente surpreendida com uma obra magnífica. A fotografia em preto e branco é fascinante e a trilha sonora é daquelas inesquecíveis. É um dos meus filmes preferidos que tenho imenso prazer de recomendar para todos, vale cada minuto assistido.

"Às vezes não existem respostas, a não ser a do amor."

Filme O Fantasma Apaixonado (1947)
ARREBATADOR; SINGELO; CATIVANTE

Duração: 104 minutos

Categorias: Fantasia, Mistério, Drama, Domínio Público

Classificação: 12 anos