Filme: Sete Anos no Tibet (1997) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, outubro 15, 2019

Filme: Sete Anos no Tibet (1997)

Lançado em 1997, "Seven Years in Tibe" é um filme perfeito para quem busca reflexões e conhecimento espiritual. Foi dirigido pelo francês Jean-Jacques Annaud, mesmo diretor dos filmes "A Guerra do Fogo" e "O Nome da Rosa". O roteiro de Becky Johnston é baseado no livro do autor Heinrich Harrer.


Damos inicio a essa grande viagem cultural e espiritual através Heinrich Harrer (Brad Pitt), o mais famoso alpinista austríaco. Ele tentou algo praticamente impossível: escalar o Nanga Parbat, o 9º pico mais alto do mundo. Onze pessoas de quatro equipes alemães morreram tentando esta façanha e em virtude disto alcançar o Nanga Parbat se tornou uma obsessão.

Heinrich era egocêntrico e, visando somente a glória pessoal, viajou para o outro lado do mundo deixando a esposa grávida e um casamento em crise. A aventura de Heinrich tem início quando a Alemanha tentava realizar o sonho maluco de Hitler de dominar o mundo. A Áustria, país de origem do alpinista, já estava sob o domínio dos nazistas.

 A escalada do austríaco e sua equipe não é bem sucedida e Harrer com seus amigos terminam por ser presos pelos ingleses em guerra com a Alemanha. Heinrich é teimoso ao ponto de arriscar a vida usando de toda sua arrogância contra os soldados britânicos, tenta mais de uma vez fugir de sua prisão. São sempre tentativas individuais que não dão em nada.

Quando prisioneiros se organizam coletivamente para a fuga, Henrich ironiza o plano, mas decide ir junto, o alpinista consegue se livrar da prisão. Alguns morrem, outros adoecem e voltam para o campo, mas o alpinista e seu colega Peter Aufschnaiter (David Thewlis) conseguem sobreviver. Depois de muito sofrimento eles chegam a Lhasa, cidade sagrada do Tibet.

 
Neste local, os moradores vivem em clima de completa espiritualidade. Respeitando a natureza e cada ser vivo que habita o planeta. Isso fica claro quando, ao empreenderam a construção de um cinema, para atender ao desejo do Dalai Lama, os homens se recusam a trabalhar porque as minhocas corriam o risco de morrer, e Henrich precisa encontrar uma maneira de continuar a construção sem afetar os pequenos seres.

Enquanto o alpinista passa por todas essas aventuras, sua esposa dá a luz, pede o divórcio e casa novamente. A Segunda Guerra segue para o seu fim, e na China Mao Tse Tung chega ao poder com os comunistasOs chineses são frios e materialistas. Desrespeitam todas as crenças e costumes daquele povo. 

Os tibetanos poderiam ser primitivos, mas eram apenas seres humanos, puros e desarmados, e os chineses mataram mais de 1 milhão de tibetanos. Na época de Henrich, Dalai Lama era apenas um garotinho, mesmo assim passou ao austríaco muita sabedoria, como também aprendeu muitas coisas. O que vemos no filme são lições recíprocas.

"Sete Anos no Tibet" é um belíssimo filme, tanto visualmente quanto em conteúdo. Neste longa encontramos valiosas lições de vida, conhecemos um pouco da cultura tibetana, seus costumes e tradições.

Filme: Sete Anos no Tibet (1997)
Adentramos no Budismo através do pequeno Dalai Lama e vemos claramente o abandono de ego e renascimento de um novo ser humano. Todavia, não espere grandes emoções, esse filme deve ser visto com bastante paciência, só assim é possível captar todas as nuances espirituais emaranhadas na história.

"Se o problema puder ser resolvido, não há porque se preocupar com ele. Se não puder ser resolvido, se preocupar não adiantará."

EDIFICANTE; REFLEXIVO

Duração: 136 minutos

Categorias: Biografia, Aventura, Drama

Classificação: Livre