Filme: Creed - Nascido para Lutar (2015) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, outubro 21, 2019

Filme: Creed - Nascido para Lutar (2015)

"Creed" é, antes de mais nada, um filme nostálgico, pois já de início, testemunhamos o jovem Creed assistindo em um telão a segunda luta entre seu pai, Apollo – O Doutrinador, e Rocky Balboa. Lançado em 2015, este filme teve a responsabilidade de honrar um legado que possui seis filmes da saga Rocky e, ao mesmo tempo, construir um novo legado a partir de seu próprio nome.


Escrito e dirigido por Ryan Coogler, co-escrito por Aaron Covington e produzido por Sylvester Stallone, que também atuou na trama. Recebeu indicação ao Oscar 2016 na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, além de ser premiado nesta mesma categoria em vários outros eventos importantes do cinema.

A trama nos leva para a cidade de Los Angeles em 1997, lá, um jovem órfão negro, filho de Apollo Creed, passa de orfanato a orfanato, com diversas paradas em reformatórios para menores. É em um desses reformatórios que Mary Anne Creed (Phylicia Rashad), ex-mulher de Apollo, encontra o garoto Adonis Creed (Alex Henderson).

Ela o acolhe em sua casa e lhe conta toda a história de seu pai. Mary Anne, então, educa o menino para ser um bom homem, mas Adonis carrega no sangue o espírito de lutador de seu pai. O tempo passa, e Adonis  (Michael B. Jordan), agora adulto, participa de lutas clandestinas.

Evidentemente, Adonis carrega o peso do legado de seu pai. Com receio de toda a responsabilidade que o nome ‘Creed’ lhe traz, Adonis adere o sobrenome de sua mãe: Johnson. E segue rumo à Philadelphia. Lá ele encontra Rocky Balboa (Sylvester Stallone), um grande amigo de seu pai. Rocky aceita treiná-lo.

Rocky Balboa não conseguiu estabelecer um relacionamento com seu filho e perdeu todas as pessoas próximas a ele. Diante disto, vê no jovem Adonis  a força e determinação, que uma vez ele viu em Apollo.

A trama se revesa entre os treinos de Adonis e um belo romance que o lutador tem com a musicista Bianca (Tessa Thompson). Uma jovem forte e independente, diferente da tímida Adrian, namorada de Rocky Balboa.

"Creed: Nascido para Lutar" tem um roteiro rico que traz diversos pontos e aborda-os organicamente, inserindo homenagens sutis a toda saga nesse meio tempo deixando a obra ainda mais interessante. A trilha sonora também merece destaque, as músicas ficaram a cargo do compositor Ludwig Göransson que mesclou elementos da trilha original de Bill Conti junto com os gêneros de sua área: Hip Hop, trap e R & B.

Lá pelas tantas do filme, é adicionada uma nova adversidade dentro da história, criando uma nova luta para Rocky. Enquanto Adonis Creed luta por glória e reconhecimento, Rocky Balboa luta pela vida. Stallone não desperdiçou a oportunidade e fez aqui uma interpretação memorável, definitivamente, Sylvester Stallone nasceu para ser Rocky.

"Creed: Nascido para Lutar" não perdeu sua essência autoral e é um excelente recomeço para a franquia. Trazendo uma história simples que muito se assemelha a original, aonde um 'Zé Ninguém' tem a chance de lutar contra o atual campeão mundial. 
Filme: Creed - Nascido para Lutar (2015)

Uma história que não só fez os fãs vibrarem como se estivessem no ringue vendo a luta ao vivo (foi o que aconteceu comigo), como também trouxe novos admiradores para a franquia. E no meio desta moda hollywoodiana de filmar remakes ou trazer continuações, "Creed: Nascido para Lutar" é a prova viva de que, quando um filme é feito por paixão, consegue conquistar todas as gerações. 

ENVOLVENTE; MARCANTE

Duração: 133 minutos

Categorias: Drama, Esporte
 
Classificação: 12 anos