Filme: Amaldiçoada (2017) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, outubro 25, 2019

Filme: Amaldiçoada (2017)

Vez ou outra me deparo com ótimos westerns, e "Brimstone" faz parte dessa safra de faroestes modernos que mexem com o psicológico das pessoas. Apesar que, o filme em questão é mais drama que bangue-bangue. E que drama hen! Sem sombra de dúvida é um dos filmes mais sofríveis que já assisti. 


O que inicialmente parece ser uma metáfora bíblica se transforma numa jornada de coragem de uma mulher aparentemente frágil, mas que se transforma em uma heroína do Velho Oeste, ora fugindo, ora lutando contra o mal que a persegue. 

E falando em mal, o Reverendo é o próprio mal encarnado, o nível de asco que senti do personagem foi altíssimo. Infelizmente, o fanatismo religioso transforma seres humanos em seres demoníacos, capazes de todo tipo de atrocidade.

A tradução em português caiu perfeitamente, pois não se trata de uma história cuja mulher teve sua vida amaldiçoada e sim do gênero, porque alguém, lá num passado remoto escreveu que as mulheres foram amaldiçoadas por Deus, algo que ainda remete na vida das mulheres nos dias de hoje, pois homens de mentalidade minúscula "acham" que são superiores e cometem todo tipo de maldade com suas parceiras.

Lançado em 2017 e escrito e dirigido pelo holandês Martin Koolhoven. O filme é dividido em quatro capítulos não cronológicos. O primeiro capítulo [Revelação] nos apresenta Liz (Dakota Fanning), uma mulher muda, cujo ofício é fazer partos na pequena comunidade em que vive com seu marido Eli (William Houston) e seus dois filhos, Matthew (Jack Hollington), fruto do casamento anterior de Elli, e a pequena Sam (Ivy George).

Apesar da rotina diária, Liz sente-se realizada ao lado do marido e filhos, e as coisas caminham normalmente. Entretanto, tudo muda radicalmente na vida dela, quando surge na cidade o novo e misterioso reverendo da paróquia (Guy Pearce). Quando ela realiza um parto mal sucedido onde bebê nasce morto, o reverendo culpa a jovem pela morte do bebê e acredita que ela deve ser julgada e punida pela justiça divina.

O segundo capítulo [Êxodo] traz Joanna (Emilia Jones), uma adolescente descalça, vestindo apenas uma camisola, que vaga cambaleante por uma região árida e isolada, até desabar para a morte que parece certa. Ao ser salva por uma família, a garota é vendida para o dono de um bordel, Frank (Paul Anderson), na cidade mineradora de Bismuth. Logo descobrimos que Joanna e Liz são a mesma pessoa.

O terceiro capítulo [Gênesis] inicia com dois homens feridos, Samuel (Kit Harington) e Wolf (Jack Roth). Ambos são acolhidos e cuidados secretamente por Joanna no local de criação dos porcos da fazenda onde ela vive com sua mãe Anna (Carice van Houten) e seu pai. Esse capítulo me proporcionou a maior surpresa e também desencadeou em mim uma revolta sem tamanho.

A família de Joanna é de origem holandesa e seu pai tem o intuito de estabelecer uma forma "pura" de cristianismo na comunidade que vive. Anna é humilhada diante dos habitantes locais e sofre todo tipo de tortura por parte do marido.

O quarto capítulo [Redenção] retorna para o primeiro capítulo mostrando Liz em fuga com Sam e Matthew para a casa do pai (Adrian Sparks) de Elli, enfrentando o rigoroso inverno das regiões montanhosas. Liz será mais um vez testada...

"Amaldiçoada" está na lista dos melhores filmes que assisti na vida e também é um dos meus favoritos. É um legítimo western ambientado no Velho Oeste, uma terra sem lei, habitada por homens misóginos que tratavam as mulheres com inferioridade, vendidas como mercadorias, traficadas como se fossem objetos feitos exclusivamente para dar prazer a homens asquerosos, jogadas a margem da sociedade sem ninguém para ajudá-las [nada muito diferente do que acontece nos dias de hoje em diversos cantos do mundo].

A violência mostrada no filme é brutal, certamente vai chocar os espectadores mais sensíveis, mas não é uma violência gratuita, apesar das diversas cenas pesadas, a história é pertinente e pode ser trazida perfeitamente para os dias atuais. Há tantas Liz nesse mundo passando pelas mesmas maldades (ou até coisas piores). 

Tantas mulheres que são vítimas do fanatismo religioso. Tantas mulheres que são assassinadas pelo próprio companheiro. Tantas meninas que são abusadas sexualmente por aqueles que deveriam ser o maior protetor. Enfim, há tantas Liz por aí e nem vemos, ou fechamos nossos olhos para não ver...

Filme: Amaldiçoada (2017)
Quem for assistir precisa ter em mente que "Amaldiçoada" é um filme extremamente perturbador. São 148 minutos intensos e incômodos, é impossível não sentir desconforto ao presenciar torturas, enforcamentos e todo tipo de barbárie que prefiro nem mencionar. E por mais violento que seja, eu recomendo, pois às vezes precisamos de um chacoalhão para enxergar a realidade de outras pessoas. O mundo não é um mar de rosas e tem pessoas que podem estar vivendo no inferno, literalmente.

"As pessoas pensam que são as chamas que tornam o inferno insuportável. Não é. É a ausência do amor."

INTENSO; AFLITIVO; DOLOROSO

Duração: 148 minutos

Categorias: Faroeste, Thriller, Mistério

Classificação: 16 anos