Filme: A Lista de Schindler (1993) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, setembro 03, 2019

Filme: A Lista de Schindler (1993)


"Schindler's List" é, sem dúvida alguma, um dos filmes mais impactantes sobre os horrores cometidos pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Não é fácil assistir, é forte, angustiante e sensível. Dói na alma cada cena, cada ato cruel cometido contra os judeus, poloneses e tantas outras pessoas consideradas "raça impura" pelos seguidores de Hitler.


Lançado em 1993, o filme é uma grandiosa produção dirigida pelo cineasta Steven Spielberg e foi sucesso de bilheterias. A obra continua atual, chocando e comovendo todas as pessoas que assistem.

Ganhou o Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Montagem, Melhor Fotografia e Melhor Edição de Arte. Foi indicado nas categorias de Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Som, Melhor Maquiagem e Melhor Figurino. Além de ganhar inúmeros outros prêmios importantes do cinema.

O ano é 1939 e os soldados nazistas transferem os judeus e poloneses para o Gueto da Cracóvia, pouco tempo depois de ter iniciado a Segunda Guerra Mundial. Nesse meio tempo, Oskar Schindler (Liam Neeson), um comerciante charmoso e oportunista, decide viver na cidade e vê nessa guerra, a possibilidade de fazer fortuna. 

Schindler  era um homem que tinha um bom relacionamento com a SS, tanto que fazia parte do partido de Hitler. Rapidamente, seus negócios se tornam lucrativos e ele consegue "comprar" membros da Gestapo e dos mais altos escalões nazistas, oferecendo bebidas e belas mulheres.

Mas ao contratar o contador judeu Itzak Steen (Ben Kingsley) tem início um dos maiores atos de bondade ocorridos durante a Grande Guerra. O contador consegue convencer Schindler que a mão de obra judia seria mais lucrativa para a empresa e dentro de pouco tempo, 100% da mão-de-obra empregada na fábrica era de judeus.

 Isso fez com que as famílias judias trocassem suas reservas financeiras por um emprego, evitando que esses judeus fossem para os campos de concentração. Com o avanço da guerra, Hitler decide acabar com os guetos e todos os judeus são transferidos para os campos de concentração. 

Um dos comandantes dessa operação era Amon Goeth (Ralph Fiennes), amigo pessoal de Schindler. O comerciante pede para que os trabalhadores de sua fábrica ficassem em um ambiente protegido. Certa noite, Schindler decide dar um passeio perto de um dos parques de Cracóvia e presencia a invasão de um dos guetos pelos nazistas. E numa das cenas mais marcantes e antológicas do cinema, Schindler vê uma garotinha, vestida com um casaco vermelho que tentava se esconder da fúria dos nazistas.

Alguns dias depois desse fato, Schindler acompanha o amigo Goeth numa visita ao campo de concentração e assiste as instruções para a cremação de cadáveres das crianças e mais uma cena inesquecível e arrepiante, Schindler identifica o casaco vermelho em meio a um amontoado de corpos.

E num ato de bondade extrema, Schindler dá início a sua lista. Ele e o seu contador passam a noite toda digitando os nomes das famílias que iriam ser transportadas para a Tchecoslováquia, ao invés de serem levadas para Auschwitz. Para cada um dos 1.100 nomes que estariam na lista, Schindler pagaria uma boa quantia em dinheiro para Goeth, que tomaria todas as medidas para que esse desvio de rota fosse bem sucedido.

O verdadeiro Schindler foi a falência, porém, seu nome ficou gravado na história e na memória das pessoas que ele salvou. Os "judeus de Schindler" e suas gerações futuras serão eternamente gratos por esse ato de coragem, de solidariedade e de amor ao próximo. 

Filme: A Lista de Schindler (1993)
"A Lista de Schindler" é um filme intenso e chocante, mostra como o ódio e a intolerância levaram a pior de todas as atrocidades já cometidas, a menos de um século atrás. Filmes como esse são extremamente necessários para que barbáries jamais voltem a acontecer.

"Quem salva uma vida salva o mundo inteiro."

PODEROSO; INTENSO; INQUIETANTE; DEVASTADOR



Duração: 195 minutos
 
Categorias: Biografia, Histórico, Guerra, Drama, Clássico
 
Classificação: 14 anos