Réquiem para um Sonho (2000): uma decida ao inferno - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, julho 19, 2019

Réquiem para um Sonho (2000): uma decida ao inferno

Réquiem para um Sonho é um drama psicológico dirigido por Darren Aronofsky, de A Baleia (2022), Mãe (2017), Cisne Negro (2010), entre outros sucessos. O roteiro é baseado na história original de mesmo nome de Hubert Selby Jr., publicada em 1978.

Réquiem para um Sonho
Jennifer Connelly em cena no filme "Réquiem para um Sonho"

Sinopse - Conhecemos as histórias de quatro pessoas normais, com seus sonhos e anseios por uma vida melhor, mas que em algum momento de suas vidas entram em contato com a dependência das drogas. 

O desenvolvimento do filme ocorre durante três estações do ano: verão, outono e inverno que estão relacionadas, respectivamente, com a ascensão, o declínio e a perdição dos personagens: Sara Godfarb (Ellen Burstyn), Harry Godfarb (Jared Leto), Marion Silver (Jennifer Connelly) e Tyrone Love (Marlon Wayans).

Começa no verão quando Sara, mãe de Harry, que é obcecada por programas de TV, recebe um telefonema avisando que será convidada para ser uma das participantes do seu programa de TV favorito.

O sonho de Sara é poder usar um vestido vermelho que era o preferido de seu falecido marido, mas ela está um pouco acima do peso, ela começa um regime. Uma amiga comenta sobre pílulas que fazem milagres e Sara inicia um tratamento absurdo para perder peso, mas o convite nunca chega. Cada dia mais ansiosa, Sara aumenta a dose dos medicamentos e sem saber, ela embarca em um mundo sem volta, restando apenas delírios do que ela foi um dia.

Harry é filho de Sara, ele namora Marion e juntamente com o Tyrone, o melhor amigo do casal, abusam do uso de heroína, eles acabam se envolvendo com o narcotráfico. Juntos abrem um negócio próprio do tráfico e conseguem faturar um bom dinheiro.

O casal Harry e Marion sonha em abrir uma loja de roupas e Tyrone pretende deixar sua mãe orgulhosa. Mas no início do outono, Tyrone é preso e Harry usa quase todo o dinheiro que juntaram para pagar a fiança e retirar o amigo da cadeia.

A partir daí, fica praticamente impossível conseguir drogas e cada vez mais desesperados para manter o vício, Harry convence a própria namorada a fazer sexo com um psiquiatra em troca de dinheiro.

Chega o inverno, Sara vai parar no fundo do poço e é internada em um hospital psiquiátrico contra sua vontade. Harry é internado devido as fortes dores que sente no braço, Tyrone é preso e no presídio ele é submetido à trabalhos forçados e Marion enfrenta todas as humilhações para manter o vício, vivendo degradantes.

Forte colisão entre sonhos e pesadelos

Réquiem para um Sonho apresenta um visão alucinadora, perturbadora e única sobre pessoas normais que vivem aprisionadas em um mundo ideal, mas que por alguma circunstância são tomadas e devastadas da maneira mais cruel. Todos sabemos que os vícios, seja em drogas ilícitas ou lícitas, são na maioria das vezes, um caminho sem volta. Geralmente quem entra nesse mundo perde totalmente o controle de sua vida.

A minha sensação ao assistir Réquiem para um Sonho não foi das melhores, me senti incomodada e sufocada o tempo todo. A trilha sonora é angustiante. Conforme a trama segue para o término, as cenas se tornam cada vez mais pesadas. 

Réquiem para um Sonho nos coloca dentro do mundo dos viciados e nos induz a sentir todas as aflições e alucinações que eles sente. O enredo é tão melancólico e depressivo que emite energias ruins ao ponto de deixar até a pessoa mais otimista se sentindo péssima. Foi exatamente isso que aconteceu comigo, nunca havia assistido um filme que me fizesse tanto mal. 

Réquiem para um Sonho é bem feito, mas a carga dramática foi demais para o meu psicológico, sai completamente abalada. Com certeza é um dos filmes mais incômodos que já assisti e não pretendo assistir novamente.

Ficha técnica

Título original: Requiem for a Dream
Duração: 102 minutos
Gênero: Drama
Classificação indicativa: 18 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2000