Filme: No Velho Arizona (1928) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Filme: No Velho Arizona (1928)

Lançado em 1928, "In Old Arizona" foi o primeiro faroeste importante da Era Sonora do Cinema. Com sons de cascos de cavalos, tiroteios e outros pequenos ruídos deixaram o público da época vislumbrante diante deste filme. Outra constatação é que este foi o primeiro filme sonora gravado ao ar livre. Os microfones foram colocados em capins, em árvores, debaixo das rochas, tudo para captar o melhor som possível.

Dirigido pela dupla Raoul Walsh e Irving Cummings, a partir do roteiro de Tom Barry, que baseou-se em "The Caballero's Way" escrito por O. Henry. O filme venceu o Oscar na categoria de Melhor Ator, também recebeu indicações nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Fotografia e Melhor Roteiro.

A trama começa quando o Sargento do Exército Mickey Dunn (Edmund Lowe) inicia uma busca a Cisco Kid (Warner Baxter), um bandido, figura notória, bondosa e carismática do Velho Oeste. O famoso bandido passa boa parte do seu tempo com Tonia Maria (Dorothy Burgess). Cisco ama essa mulher e acaba não percebendo que ela é infiel durante sua ausência.

O amante de Tonia é o Sargento Dunn. Ao saber que o fora-da-lei está sendo procurado pela polícia, ela fica fascinada pela recompensa substancial para captura de Cisco Kid, vivo ou morto. Juntos, eles arquitetam um plano para emboscar e acabar com o Cisco Kid, de uma vez por todas. Mas o fora-da-lei tem um ás na manga.

"No Velho Arizona" representou um avanço imenso naquela época de transição do cinema mudo para o sonoro. Os técnicos de som afirmavam categoricamente que seria impossível filmar em ambientes naturais, porém, a ousadia do diretor Raoul Walsh provou para toda a Hollywood que faroestes poderiam se beneficiar tanto das falas quanto dos sons.

Outra novidade trazida pelo filme foi a introdução de música nos faroestes, principalmente de canções folclóricas, que mais tarde seriam melhor exploradas por diretores como John Ford. "No Velho Arizona" é um filme interessante, principalmente por ser um dos primeiros do cinema falado.

Duração: 95 minutos
Categorias: Faroeste, Romance, Domínio Público
Classificação: Livre
Filme: No Velho Arizona (1928)

INTRIGANTE