No Velho Arizona (1928): o primeiro faroeste falado - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, julho 28, 2019

No Velho Arizona (1928): o primeiro faroeste falado

No Velho Arizona foi o primeiro faroeste importante da Era Sonora do Cinema. Foi dirigido pela dupla Raoul Walsh e Irving Cummings, a partir do roteiro de Tom Barry, que baseou-se em The Caballero's Way escrito por O. Henry. 

No Velho Arizona
Warner Baxter e Dorothy Burgess em cena no filme "No Velho Arizona"

Sinopse - A trama começa quando o Sargento do Exército Mickey Dunn (Edmund Lowe) inicia uma busca a Cisco Kid (Warner Baxter), um bandido, figura notória, bondosa e carismática do Velho Oeste. O famoso bandido passa boa parte do seu tempo com Tonia Maria (Dorothy Burgess). Cisco ama essa mulher e acaba não percebendo que ela é infiel durante sua ausência.

O amante de Tonia é o Sargento Dunn. Ao saber que o fora-da-lei está sendo procurado pela polícia, ela fica fascinada pela recompensa substancial para captura de Cisco Kid, vivo ou morto. Juntos, eles arquitetam um plano para emboscar e acabar com o Cisco Kid, de uma vez por todas. Mas o fora-da-lei tem um ás na manga.

A magia do cinema  

No Velho Arizona representou um avanço imenso naquela época de transição do cinema mudo para o sonoro. Com sons de cascos de cavalos, tiroteios e outros pequenos ruídos deixaram o público da época vislumbrante diante deste filme. Outra constatação é que este foi o primeiro filme sonora gravado ao ar livre. Os microfones foram colocados em capins, em árvores, debaixo das rochas, tudo para captar o melhor som possível.

Os técnicos de som afirmavam categoricamente que seria impossível filmar em ambientes naturais, porém, a ousadia do diretor Raoul Walsh provou para toda a Hollywood que faroestes poderiam se beneficiar tanto das falas quanto dos sons.

Outra novidade trazida pelo filme foi a introdução de música nos faroestes, principalmente de canções folclóricas, que mais tarde seriam melhor exploradas por diretores como John Ford. No Velho Arizona é um filme interessante, principalmente por ser um dos primeiros do cinema falado.

Ficha técnica

Título original: In Old Arizona
Duração: 95 minutos
Gênero: Faroeste, Romance
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1928