terça-feira, junho 04, 2019
Filme: O Circo (1928)
"The Circus" é simplesmente genial e, certamente é um dos longas mais divertidos da carreira de Chaplin. Seu talento na arte de provocar risos pode ser comprovado neste filme que foi o antecessor das maiores obras dele e que marcaram a história do cinema.
Lançado em 1928, este filme é um dos maiores clássicos do cinema mudo. Foi escrito, produzido, dirigido e protagonizado por Chaplin.
A história começa quanto o Vagabundo (Charles Chaplin) passeia pelo circo, próximo dele um criminoso comete um delito e a polícia confunde-o com o ladrão de carteiras. Ele acaba entrando no picadeiro do circo para se esconder. E, com seu jeito desastrado, acaba arrancando muitas gargalhadas do público que o aplaude euforicamente.
No entanto, o destino faz com que o Vagabundo cruzasse o caminho da enteada (Merna Kennedy), do dono do circo e se apaixonasse por ela. Mas é um amor impossível, pois a garota ama profundamente o equilibrista Rex (Harry Crocker).
Obra-prima de Chaplin
Chaplin também usava seus filmes para fazer críticas ao sistema. Em "O Circo", a ameaça da demissão ronda o Vagabundo, uma ingratidão imensa, já que ele foi o responsável pela salvação do espetáculo. Entretanto, no mundo em que vivemos o lema é "deixou de render, não serve mais". Gratidão é palavra que não existe no mundo dos negócios e isso é bem evidente neste filme.
Duração: 71 minutos
Categorias: Comédia, Drama, Aventura, Clássico, Domínio Público
Categorias: Comédia, Drama, Aventura, Clássico, Domínio Público
Classificação: Livre