Filme: O Campeão (1931) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, junho 09, 2019

Filme: O Campeão (1931)

Quando assisti o filme "The Champ", lançado em 1931 e foi amor à primeira vista. Não tem como não se apaixonar por essa obra emocionante dirigida por King Vidor. Poucos filmes conseguiram me deixar tão hipnotizada, a história é envolvente e transmite várias lições de vida, os diálogos são inteligentes e as atuações são dignas de Oscar. A atuação do garotinho Jackie Cooper merece aclamação eterna.

Esse clássico foi um dos primeiros filmes à retratar o mundo dos esportes, neste caso o boxe. Ganhou o Oscar 1932 nas categorias de Melhor Ator e Melhor História Original, também recebeu indicações nas categorias de Melhor Filme e Melhor Diretor.

A trama gira em torno de Andy Purcell (Wallace Beery), um ex-campeão de boxe que após sair do mundo dos esportes, se afundou no alcoolismo e jogatina. Ele mora com seu filho Dink (Jackie Cooper). Mesmo enfrentando tantos problemas, pai e filho se amam, é fascinante ver a parceria dos dois.

Durante uma corrida de cavalos, eles reencontram Linda (Irene Rich), ex-mulher de Andy e mãe de Dink, que abandonou o garoto quando bebê. Linda e Dink se encontram sem saber que são mãe e filho.

Após as insistências de Linda, Andy libera seu filho para visitar a mãe em seu apartamento. Ela quer o menino de volta, Andy se recusa a entregá-lo, mas, depois de perder dinheiro em corridas de cavalos e ser preso por uma briga de bar, ele conclui que o filho estará melhor com a mãe.

Desapontado, Dink vai morar com a mãe, mas por pouco tempo. Logo ele arruma um jeito de voltar para perto de Andy, seu pai-herói. O ex-lutador recebe uma proposta de voltar para o boxe e se tornar novamente campeão do mundo. No entanto, o destino prega algumas peças inesperadas...

"O Campeão" é um dos filmes mais comoventes que já assisti, a cena final é de dilacerar o coração, jamais vou esquecer. Mas a carga dramática não está apenas no desfecho, o filme todo é dramático. Nas cenas em que Andy aparece bêbado e Dink tenta curar os 'porres' do pai são emocionantes. 

Porém o que mais chama a atenção neste clássico é a química entre Andy e Dink, parece realmente pai e filho. O ator Wallace Beery levou o Oscar de Melhor Ator, mas o pequeno Jackie Cooper vem ganhando a admiração ao longo das décadas por sua atuação fenomenal. "O Campeão" é um filme maravilhoso que recomendo com imenso prazer.

Duração: 86 minutos
Categorias: Drama, Esporte, Família, Clássico, Domínio Público
Classificação: 10 anos
O Campeão (1931)
 COMOVENTE; ARREBATADOR; SINGELO