Filme: Pulp Fiction - Tempo de Violência (1994) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, maio 23, 2019

Filme: Pulp Fiction - Tempo de Violência (1994)

"Pulp Fiction" foi sucesso de público e de crítica em 1994, ano de seu lançamento. É uma obra-prima do cinema, escrito e dirigido com maestria por Quentin Tarantino. Demorei muito tempo para assistir esse filme por medo de não gostar, mas me surpreendi, é ótimo e os diálogos prendem a atenção do início ao fim.

Recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Montagem e ganhou a estatueta como Melhor Roteiro Original.

O filme é dividido em segmentos. Existem um total de sete sequências narrativas, com três histórias principais.

1- Prólogo - O restaurante;

2- Prelúdio para Vicent Vega e sua esposa de Marcellus Wallace;

3- Vicent Vega e sua esposa de Marcellus Wallace; 

4- Prelúdio para o relógio de ouro;

5- O relógio de ouro;

6- A situação Bonnie;

7- Epílogo - O restaurante.

Na trama, as histórias são relatadas sem um tempo definido e por isso é importante prestar bastante atenção para não ficar perdido dentro da história. A estética de montagem ajuda a enriquecer ainda mais o filme.

Após uma pequena introdução com o assalto no restaurante. Passamos a acompanhar a primeira história: Vincent Vega (John Travolta) tem a missão de levar a esposa do chefão Marcellus Wallace (Ving Rhames) para se diverti enquanto ele estivesse fora da cidade. Então Vincent leva Mia Wallace (Uma Thomen) para jantar em um salão de coquetéis.

A segunda história não é cronológica e relata a trajetória do bexeador Butch (Bruce Willis) que é considerado velho para sua profissão, ele recebe uma alta quantia em dinheiro de Marcellus Wallace para perder a luta.

Na terceira história acompanhamos Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) que juntamente com Vincent tem a missão de limpar o carro após um assassinato no banco traseiro. À princípio, este filme parece sem sentido e muito louco, mas além dos detalhes citados acima, outro fator que chama muito a atenção é a modo com que Tarantino trata de assuntos extremamente delicados de maneira peculiar e sútil.

Longe de ser um entretenimento


Com diálogos fortes e construídos perfeitamente para cada personagem, "Pulp Fiction - Tempo de Violência" tem uma dose certa de humor negro em diversas ações na trama que não deveriam ser engraçadas, mas provocam risos. 

"Pulp Fiction - Tempo de Violência" é um filme violento, forte, aparentemente confuso (mas não é) e que exige total atenção para ser aproveitado. Não é um filme para todos os públicos, muito menos um entretenimento, é um filme inteligente que instiga questionamentos por vários dias sobre os assuntos abordados. Sem dúvida é um clássico da atualidade que deve ser assistido, mas só indico para os psicologicamente fortes.

"O caminho do homem justo é cercado por todos os lados, pela tirania dos homens maus e iniquidade dos egoístas."

Duração: 154 minutos
Categorias: Thriller, Gângster, Policial, Drama, Clássico
Classificação: 18 anos
Pulp Fiction - Tempo de Violência (1994)
TENSO; INCÔMODO; PERTURBADOR