Filme: O Menino do Pijama Listrado (2008) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, maio 13, 2019

Filme: O Menino do Pijama Listrado (2008)

"The Boy in the Striped Pyjamas" é uma fábula tristemente bela. O longa foi dirigido e roteirizado pelo britânico Mark Herman com base na obra literária de mesmo nome, do escritor John Boyne. O lançamento aconteceu em 2008.

Apesar das histórias serem tristes, sou grata ao cinema por trazer para os dias atuais os horrores vividos durante a Segunda Guerra Mundial. Este filme narra uma história fictícia, mesmo assim consegue impactar todos que assistem por mostrar o terrível holocausto pelo olhar inocente de duas crianças.

A trama narra a vida do pequeno Bruno (Asa Butterfield), um garoto de 8 anos de idade que vive com sua família em Berlim no período da Segunda Guerra Mundial. Ele é filho de um oficial nazista que assume um cargo de extrema importância dentro do partido. 

A família então é obrigada a deixar a Alemanha para viver em outro país. Seus pais (David Thewlis e Vera Farmiga) e a irmã Gretel (Amber Beattie), de 12 anos de idade, se mudam para o campo. Um local nada atrativo para um garoto que vivia na cidade cercado de amigos.

O garoto passa os dias lendo ou brincando no balanço improvisado. Certo dia, ele desobedece a recomendação dos pais e vai além do jardim. Curioso, Bruno explora a mata chegando numa cerca de arame farpado. Então ele conhece Shmuel (Jack Scanlon), um garoto com mesma idade dele e que sempre está com um pijama listrado.

Bruno passa a visitar Shmuel todos os dias, surgindo entre eles uma amizade verdadeira que emociona todos que acompanham a história. O desfecho é cruel, mas nos deixa uma grande lição... 

Somos todos iguais


"O Menino do Pijama Listrado" é uma ótima adaptação para o cinema. O drama se desenvolve as margens dos campos de concentração de Auschwitz, o peso dramático é ainda maior por ser testemunhado pelos olhos inocentes de duas crianças. 

Terrivelmente avassalador, "O Menino do Pijama Listrado" é uma história que permanecerá na minha memória por vários anos. O filme só intensificou a minha opinião que nenhuma criança nasce preconceituosa, são os adultos que colocam a maldade no coração dos pequeninos. Já o desfecho deixa a lição que não importa status e riqueza, no final somos todos iguais.

"A infância é medida por sons, aromas e visões, antes que o tempo obscuro da razão se expanda."

Duração: 94 minutos
Categorias: Drama, Guerra
Classificação: 12 anos
O Menino do Pijama Listrado (2008)
DOLOROSO; AFLITIVO; DEVASTADOR