Filme: Sobibor (2018) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, abril 25, 2019

Filme: Sobibor (2018)

"Собибор" é um bom filme russo lançado em 2018. Dirigido por Andrey Malyukov a partir do roteiro escrito por Aleksandr Adabashyan e Anna Tchernakova, que reconta o feito dos judeus liderados por Alexander Pechersky em 1943 no campo de Sobibor. O filme foi baseado no livro do mesmo nome escrito por Richard Raschke.

A tentativa de escape do campo de concentração de Sobibor já foi mostrada em outro filme feito para a TV, "Fuga de Sobibor" de 1987, que é ótimo também, mas neste filme russo, as cenas são mais realistas e chocantes. 

A trama se passa em outubro de 1943. O oficial soviético Alexander Pechersky, conhecido por Sasha (Konstantin Khabenskiy), é capturado pelos sodados nazistas e feito prisioneiro no campo de extermínio de Sobibor.

Inconformado com as atrocidades praticadas pelos nazistas dentro do campo, Sasha organiza uma revolta, e junto com outros prisioneiros, conseguem matar secretamente alguns guardas da SS. Com isso, cerca de 300 prisioneiro conseguiram fugir, no entanto a maior parte deles foram recapturados nos dias seguintes a revolta. Pouco mais de 50 prisioneiros conseguiram sobreviver à Segunda Guerra Mundial.

Realismo chocante 


"Sobibor" é um bom drama de guerra russo. O realismo mostrado no filme é chocante, a sequência inicial na câmera de gás é dolorosa de ver, mas o filme todo é feito de momentos fortes. Dói na alma assistir as cenas de execução. Mesmo conhecendo a história, é inevitável não torcer pelo sucesso da revolta. O desfecho desesperançoso e poético é de um amargor absurdo. Não é um filme que indico para pessoas sensíveis.

Duração: 100 minutos
Categorias: Histórico, Guerra, Drama
Classificação: 16 anos
Sobibor (2018)
BRUTAL; DEVASTADOR