Filme: A Balada de Buster Scruggs (2018) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, fevereiro 26, 2019

Filme: A Balada de Buster Scruggs (2018)

"The Ballad Of Buster Scruggs" é um filme de faroeste lançado em 2018. Dirigido, escrito e produzido por Joel Coen e Ethan Coen, baseado nas obras "All Gold Canyon", de Jack London e "The Gal Who Got Rattled", de Stewart Edward White. É a primeira parceria dos irmãos Coen com a Netflix. Recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Figurino e Melhor Canção Original.
O filme é dividido em seis curtas, narrados em forma de contos de um livro sobre o Velho Oeste e aborda as peculiaridades sobre a finitude humana. É distribuído pela Netflix.

A Balada de Buster Scruggs


O primeiro curta apresenta o cowboy cantor Buster Scruggs (Tim Blake Nelson), alegre e certeiro na pontaria, ele vagueia de cidade em cidade, desafiando foras-da-lei e sempre se vangloriando de suas vitórias, no entanto, ninguém pode ser o melhor para sempre.


Vale Refeição


O segundo curta apresenta um um jovem ladrão de bancos (James Franco), que ao tentar assaltar um bancário tagarela, acaba amarrado pelo pescoço em uma árvore. Salvo por um vaqueiro que está de passagem, ele decide segui-lo, no entanto, o vaqueiro é um ladrão procurado, que foge. O jovem é capturado e novamente acaba com uma corda no pescoço.


Perto de Algodones


O terceiro curta apresenta Harrison (Harry Melling), um artista deficiente, sem braços nem pernas ele carregado para lá e para cá por seu empresário (Liam Neeson). Num pequeno teatro de crueldade, acompanhamos os recitais do artista, que ao final de cada apresentação, recebe dinheiro do público. Entretanto, os lucros estão diminuindo a cada apresentação, forçando o empresário a tomar uma atitude covarde e cruel.


Cânion de Ouro


O quarto curta apresenta um garimpeiro idoso (Tom Waits) que chega em um vale de montanha intocada e decide cavar em busca de ouro. Por vários dias ele encontra apenas pequenas pepitas de ouro, até que, ao cavar um buraco mais fundo, encontra uma grande veia de ouro. Porém, um jovem surge e atira no garimpeiro pelas costas. Mas o idoso está determinado a revindicar aquilo que é seu por direito.


A Garota Nervosa


O quinto curta apresenta Alice Longabaugh (Zoe Kazan), uma tímida garota que caminha com uma caravana rumo a um futuro incerto: um casamento arranjado por seu irmão Gilbert (Jefferson Mays), que vem a óbito durante a viagem, vítima da cólera. Sozinha, ela faz amizade com os líderes do vagão, Billy Knapp (Bill Heck)e Arthur (Grainger Hines). Billy a pede em casamento, ela aceita. Mas os sonhos da jovem Alice ficam perdidos pelo caminho.


Os Restos Mortais


O sexto e último curta apresenta cinco pessoas distintas que viajam numa diligência. São eles: o inglês Thigpen (Jonjo O'Neill), o irlandês Clarence (Brendan Gleeson), o francês René (Saul Rubinek), a Lady Betjeman (Tyne Daly) e o caçador Trapper (Chelcie Ross). Ao viagem é repleta de diálogos ácidos, alguns culminam em situações absurdas e hilárias. Thigpen faz uma importante revelação que deixa seus companheiros de diligência inquietos.

"A Balada de Buster Scruggs" é um faroeste que carrega em cada segmento a marca registrada dos irmãos Coen. O tom melancólico, ora brutal, ora patético, é uma ode aos anti-heróis do Velho Oeste. O primeiro conto, que dá nome ao filme, é o meu preferido, fiquei maravilhada com as peripécias do cowboy e seus números musicais. E o que falar da segunda história, não sei se chorava de pena ou se ria do azar daquele fora-da-lei. Já o terceiro conto é uma punhalada certeza no coração, pungente e com toques líricos, é sofrível e inesquecível.

O quarto curta é ainda mais lírico, feito num cenário que parece uma pintura em movimento, traz um incansável garimpeiro, que está a um passo de ser abençoado com o tão sonhado tesouro. O quinto conto tem um tom agridoce, começa ácido, torna-se doce e termina tão amargo quanto o fel. 

O último conto fecha o livro do Velho Oeste, sem ponto final, dando espaço para imaginarmos o que há no "hotel em Forte Morgan". "A Balada de Buster Scruggs" é um deleite para todos que apreciam um bom faroeste.

"Em busca do conforto. A certeza é o caminho fácil. Estreita é a porta… e apertado é o caminho. De fato."

Duração: 133 minutos
Categorias: Faroeste, Comédia, Musical, Drama, Mistério, Romance
Classificação: 16 anos
A Balada de Buster Scruggs (2018)
MELANCÓLICO; BRUTAL; LÍRICO