Filme: Os Miseráveis (1935) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, janeiro 11, 2019

Filme: Os Miseráveis (1935)

"Les Misérables" é um clássico de 1935 baseado no famoso romance de mesmo título, de Victor Hugo. O filme foi adaptado por WP Lipscomb e dirigido por Richard Boleslawski. Recebeu indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor Assistente, Melhor Fotografia e Melhor Edição.
Filme: Os Miseráveis (1935)
A trama se inicia em Faverolles na França, o jovem Jean Valjean (Fredric March) é condenado a passar 10 anos nas galés, por roubar pão para alimentar seus sobrinhos. Depois de cumprir a pena, ele ganha a liberdade condicional, porém, caso não se apresentar regularmente estará descumprindo os termos da condicional e receberá prisão perpétua.
Filme: Os Miseráveis (1935)
Valjean percebe que o passaporte amarelo - identificação de ex-presidiário - o marginaliza perante a sociedade. Após bater em diversos lugares para passar a noite, Valjean é acolhido pelo bispo Bienvenu (Cedric Hardwicke), contudo, ao invés de mostra gratidão ele rouba toda a prataria do bispo.
Filme: Os Miseráveis (1935)
No entanto, ao sair na rua, Valjean é preso e levado pelos soldados até a presença de Bienvenu, este diz que deu de presente para Valjean toda a prataria e ainda diz que ele esqueceu de levar os castiçais. Envergonhados, os soldados liberam o homem, e este ao ver a demonstração de bondade, volta a crer nas pessoas.
Filme: Os Miseráveis (1935)
Os anos passam e Valjean torna-se dono de uma empresa e prefeito da cidade sendo respeitado por todos os moradores por sua bondade e generosidade. Certa vez porém, ele demite Fantine (Florence Eldridge) da sua fábrica, que em razão disto ficou com a saúde muito abalada e perdeu a guarda da filha Cosette (Rochelle Hudson). Com remorso do mal que causou a Fantine, Valjean adota Cosette.
Filme: Os Miseráveis (1935)
Ao passar por uma rua, Valjean vê um aldeão preso embaixo de uma carroça pesada, e com uma força descomunal, a levanta usando suas costas, salvando a vida do homem. Enquanto isso, o chefe de polícia do local, Javert (Charles Laughton), assiste este feito, que o faz lembrar de um prisioneiro de galé que desapareceu após receber a liberdade condicional.
Filme: Os Miseráveis (1935)
Intrigado, Javert investiga a fundo o passado do prefeito e o identifica como Jean Valjean, mas fica em dúvida quando um prisioneiro com problemas mentais afirma ser Jean Valjean. Ao saber do julgamento, Valjean diz que o acusado é inocente, pois ele é Jean. A partir daí Javert persegue Valjean por toda parte, que procura fugir e encontrar um lugar seguro para sua sua filha Cosette.
Filme: Os Miseráveis (1935)
"Os Miseráveis" não é fiel ao livro, mas é uma excelente adaptação da obra de Victor Hugo. "Les Misérables" é o meu livro favorito, então acaba sendo inevitável fazer comparações entre obra original e versões cinematográficas. Gostei bastante desta adaptação de 1935, mas a rapidez como a história é contada me incomodou um pouco, o roteiro resumiu muitos detalhes importantes deixando o filme com cortes bruscos, em contrapartida, os personagens foram muito bem construídos, com exceção da Fantine. O destaque fica para Charles Laughton, que mais uma vez dá um show de interpretação. 
Filme: Os Miseráveis (1935)
Mesmo com os poucos recursos da época, "Os Miseráveis" é um clássico altamente recomendável, é uma pequena pérola nesse mar chamado cinema. 
Filme: Os Miseráveis (1935)

INCÔMODO; TENSO; MARCANTE

Duração: 108 minutos
Categorias: Histórico, Drama, Romance, Domínio Público
Classificação: 10 anos