O Insulto (2017): quando as emoções afloram - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, abril 16, 2018

O Insulto (2017): quando as emoções afloram

O Insulto é um ótimo filme de drama de tribunal escrito e dirigido por Ziad Doueiri. Mostra que um insulto aparentemente inconsequente ganha proporções inimagináveis.

O Insulto
Adel Karam e Kamel El Basha em cena no filme "O Insulto"

Sinopse - A trama nos apresenta a Toni Hanna (Adel Karam), proprietário de uma oficina em um distrito cristão na capital, Beirute, ele é casado com Shirine (Rita Hayek), que está grávida de uma menina. Os dois vivem bem na capital, mas Shirine deseja mudar-se para outro distrito, porém seu marido não quer abandonar a cidade, principalmente porque ele é um apoiador do Partido Cristão (Forças Libanesas).

Mas a vida do casal muda drasticamente quando um pequeno incidente cotidiano ocorrido durante reparos na infraestrutura local. A troca de uma simples calha ganha enorme proporção após um insulto feito pelo palestino Yasser Salameh (Kamel El Basha), que trabalha numa empreiteira que presta serviços a um deputado consertando logradouros da cidade.

Toni deixa cair água suja em Yasser, este lhe propõe consertar sua calha, pedido negado pelo mecânico. Mesmo assim ele realiza o conserto, mas logo em seguida Toni destrói a nova calha. Yasser fica indignado e no calor da raiva profere três palavras de ofensa ao proprietário, este exige um pedido de desculpas, mas Yasser é orgulho demais para isso. O silêncio dele inflama o ego de Toni.

A agressão verbal se transforma em agressão física da parte de Yasser. Logo, Tony entra na justiça para a prisão do agressor. A partir daí acompanhamos uma crescente bola de neve de acontecimentos absurdos, extremos e cada vez mais graves, que abalam a estrutura das famílias envolvidas.

Apesar de orgulhoso, Yasser aparenta ser uma pessoa tranquila, já Toni transpõe uma personalidade bastante fria. Ambos tem muitas camadas que aos poucos vão sendo retiradas e vemos o quão parecidos eles são. É fascinante acompanhar a transformação destes dois personagens ao longo do filme.

Uma atitude inadequada gera uma consequência inimaginável   

O Insulto é um drama de tribunal de alto nível, mas vai além, é também um estudo de personagem que nos instiga a pensar. Aos poucos vamos descobrindo fatos da vida dos dois homens que "justificam" suas condutas. A tensão no filme é crescente, cada nova cena é uma surpresa, e por mais triste que possa parecer, o intolerante tem suas justificativas para agir daquela maneira. Acredito que a ética deve prevalecer sempre, porém, julgar alguém que cometeu uma atitude leviana sem antes conhecer seu histórico de vida, transforma aquele que julga em leviano também.

É um filme muito bem feito, o enredo diverte em alguns momentos, mas sem perder o foco que é mostrar o que palavras ditas no calor da raiva podem desencadear, também traz para perto do espectador a tensão vivida pelos libaneses e palestinos. Os diálogos são ótimos e as atuações muito realistas, só a trilha sonora é muito melancólica. 

Ficha técnica

Título original: L'insulte
Duração: 112 minutos
Gênero: Drama, Suspense, Policial
Classificação etária: 14 anos
País de origem: Líbano, França, Bélgica, Chipre, Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 2017