O Conde de Monte Cristo (1975): um clássico conto de vingança - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

segunda-feira, abril 02, 2018

O Conde de Monte Cristo (1975): um clássico conto de vingança

O Conde de Monte Cristo é um filme de aventura dirigido por David Greene. O roteiro escrito por Sidney CarrollFred A. Wyler é uma adaptação do clássico da literatura de Alexandre Dumas.

O Conde de Monte Cristo
Tony Curtis e Kate Nelligan em cena no filme "O Conde de Monte Cristo"

Sinopse - A trama acompanha o marinheiro Edmond Dantes (Richard Chamberlain), um jovem honesto que leva uma vida bastante modesta. Seu maior desejo é se casar com Mercedes (Kate Nelligan), sua noiva e dar uma vida melhor ao seu pai, (Ralph Michael).

No entanto, seus planos são abruptamente destruídos quando Fernand Mondego (Tony Curtis), que se dizia ser seu melhor amigo lhe prepara uma armadilha. Edmond é preso e sentenciado a cumprir pena perpétua na prisão da ilha do Castelo de If. Lá, sua vida se torna um verdadeiro inferno.

Isolado na masmorra, Edmond passa a alimentar o desejo de vingar-se de todos que o colocaram naquela situação lastimável. Com a ajuda de outro preso, Abbe Faria (Trevor Howard), Edmond planeja escapar da prisão e é bem-sucedido.

Estando em liberdade, Edmond vai em busca do tesouro que seu colega de masmorra comentava. O ex-prisioneiro torna-se milionário e se transforma no Conde de Monte-Cristo. Ele então parte em busca de seus inimigos com sede de vingança.

 Adaptação decente para um clássico literário

Mesmo sendo um filme feito para a TV, O Conde de Monte Cristo é uma das melhores adaptações do romance de Alexandre Dumas. Já li o livro e assisti outras adaptações, mesmo assim essa versão conseguiu prender minha atenção durante toda a narrativa. Não é nenhuma obra-prima, mas é bem escrito e a atuação do ator australiano Richard Chamberlain é excepcional. Vale a pena conferir essa raridade.

Ficha técnica

Título original: The Count of Monte Cristo
Duração: 119 minutos
Gênero: Aventura, Drama, Histórico
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Reino Unido, Itália
Ano de lançamento: 1975