Dicas de Filmes pela Scheila: Filme: "Jesse James - Lenda de Uma Era Sem Lei (1939)"

domingo, 4 de fevereiro de 2018

Dicas de Filmes pela Scheila , Filme: "Jesse James - Lenda de Uma Era Sem Lei (1939)" , Biografia , Clássico , Domínio Público , Drama , Faroeste , Histórico , Policial ,
Textual description of firstImageUrl

Filme: "Jesse James - Lenda de Uma Era Sem Lei (1939)"

Tempo de leitura:
"Agora ele é um herói para si mesmo e para muitos."

"Jesse James" é um clássico de western dirigido por Henry King. O roteiro, escrito por Nunnally Johnson, foi baseado em fatos históricos presenciados por Rosalind Schaeffer e Jo Frances James. Lançado em 1939, foi a 4ª maior bilheteria daquele ano, ficando atrás dos clássicos "…E O Vento Levou", "O Mágico de Oz" e "O Corcunda de Notre Dame".

De acordo com as leis brasileiras, o filme encontra-se em domínio público. Está disponibilizado no meu perfil no VK para quem desejar assistir online ou fazer download. Para assistir clique AQUI.

Após a sangrenta guerra entre os estados, a América voltou-se para a conquista do oeste. O símbolo desta época foi a construção de ferrovias transcontinentais, sendo que em alguns casos o avanço foi inescrupuloso destruindo comunidades inteiras e expulsando as famílias de suas terras.
Foi durante esta época de incertezas que surgiram dois criminosos famosos: os irmãos Frank (Henry Fonda) e Jesse James (Tyrone Power). Antes de se tornarem foras-da-lei os irmãos eram agricultores, a única ocupação que tinham era cuidar de suas terras. 
Entretanto a St. Louis Midland, uma poderosa empresa que controlava todo o estado, queria comprar as terras onde a ferrovia iria passar por um preço bem barato, oferecendo 1 dólar por acre quando na verdade valia 15 dólares. Quando algum agricultor recusava era forçado a vender por capangas da empresa, liderados por Barshee (Brian Donlevy).
Quando tenta comprar as terras da Sra. Samuels (Jane Darwell), a mãe de Jesse e Frank, e ela recusa, eles tentam usar a violência mas desta vez acabam sendo expulsos pelos dois irmãos. Barshee avisa ao xerife que Frank e Jesse tentaram matá-lo e logo um mandado de prisão para os dois é expedido.
Rufus Cobb (Henry Hull), o dono do jornal local, corre para avisá-los e os dois fogem. Barshee crê que eles estão escondidos na casa, provocando um tumulto e início de incêndio, que tem como trágica consequência a morte da Sra. Samuels, que sofria de problemas cardíacos.
Frank e Jesse ficam sabendo e se inflamam de ódio. Jesse vai ao encontro de Barshee e o mata. Logo a ferrovia St. Louis Midland dá 1000 dólares de recompensa para quem der alguma informação que leve à prisão de Jesse James. Ele revida com a ajuda de Frank e alguns amigos, assaltando um trem da St. Louis Midland e pegando uma souvenir do dono da ferrovia, McCoy (Donald Meek).
Isto faz sua recompensa subir para 5 mil dólares, vivo ou morto. Zerelda Cobb (Nancy Kelly), a grande paixão de Jesse, não aceita que seja eternamente caçado e concorda em se casar com ele caso se entregue depois, pois havia uma promessa de que ficaria preso no máximo 5 anos.
O xerife Will Wright (Randolph Scott) seria o intermediário, mas após Jesse se entregar ele vê que McCoy nunca pensou em respeitar o trato. McCoy recebe um bilhete de Frank dizendo que até a meia-noite ele libertará o irmão. McCoy e seus amigos riem da promessa de Frank, mas Wright avisa que ele cumpre sempre o que promete.
Os assaltos aos trens da Midland se sucedem e a recompensa pela cabeça de Jesse sobe para 25 mil dólares, mas ninguém o mata. O governador então promete que, além da recompensa, dará indulto total para o membro da quadrilha de Jesse que matar o seu chefe. Isto deixa Bob Ford (John Carradine) pensativo.
"Jesse James - Lenda de Uma Era Sem Lei" é um western indispensável para quem gosta do gênero. Considero a melhor produção sobre a história de vida do famoso fora-da-lei Jesse James. É um filme que flui bem, não há exageros dramáticos e as sequencias de perseguição são de tirar o fôlego. Numa dessas cenas um cavalo cai de um penhasco, fato que gerou intenso protesto por parte do público; por causa disto, o American Humane Association criou um certificado que dizia que os animais não podiam ser feridos na realização de um longa-metragem. Mesmo assim o filme foi sucesso de público e crítica.
As atuações são ótimas, principalmente de Tyrone Power e Henry Fonda que na década seguinte se tornaram dois grandes astros do cinema hollywoodiano. A belíssima fotografia em Technicolor destaca e contrasta bem a paisagem com os interiores dos ambientes. As cores agrada aos olhos e cria por si só um parâmetro dramático importante.
O enredo é tão competente, que mesmo já sabendo do desfecho, me emocionei em diversos momentos e torci pelos irmãos foras-da-lei. "Jesse James - Lenda de Uma Era Sem Lei" é uma produção grandiosa, que merece ser apreciada por todos os fãs de faroeste.
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 106 minutos
Categorias: Faroeste, Biografia, Policial, Drama, Histórico, Clássico, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 9,5

2 comentários:

  1. Boa dica, só atores centenários mais deixaram os seus legados na Sétima Arte, vou dar uma olhada nesse ícone do Faroeste.

    ResponderExcluir

Muito obrigada pelo seu comentário!

Um pouco sobre mim

Minha foto
Sou Agrônoma por formação; artesã por profissão, escritora por vocação e blogueira por paixão. O blog Dicas de Filmes pela Scheila nasceu devido a minha paixão por filmes. É mais que um blog, é uma dica de amiga para amigos, ajudando na escolha daquele filme que pode marcar sua vida.