Filme: "A Grande Jogada (2017)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, fevereiro 25, 2018

Filme: "A Grande Jogada (2017)"

"Tem que olhar para cima. Vai sempre olhar para frente. Se olhar para baixo, é para onde você vai."

"Molly's Game" foi escrito e dirigido pelo estreante Aaron Sorkin. Para escrever o roteiro o cineasta baseou-se no livro auto-biográfico de Molly Bloom, "Molly’s Game: From Hollywood’s Elite to Wall Street’s Billionaire Boys Club, My High-Stakes Adventure in the World of Underground Poker", que narra o envolvimento da autora com o mundo dos jogos de pôquer.

Lançado em 2017, o filme recebeu indicação ao Oscar na categoria de Melhor Roteiro Adaptado. No BAFTA foi indicado como Melhor Roteiro Adaptado. 

Filha um pai exigente, Larry Bloom (Kevin Costner), que a induziu desde criança a desenvolver ambição por poder e status, Molly Bloom (Jessica Chastain), a princípio focou suas energias nos esportes. Mas, ao ser eliminada das competições preparatórias para os Jogos Olímpicos por causa de um acidente, a esquiadora Molly opta por tirar um ano de folga dos estudos e ir trabalhar em Los Angeles.
Lá, conhece Dean Keith (Jeremy Strong), um produtor de cinema que decide contratá-la como assistente, então ela passa de uma garçonete de um pequeno barzinho à A Princesa do Poker. Dona de muita sagacidade, Molly aprende rápido todas as artimanhas deste charmoso e tentador submundo da jogatina.
Logo ela se torna dona do seu próprio estabelecimento. Envolta por autoridades, celebridades e integrantes da máfia, Molly traça um plano e vai em busca do seu objetivo, com a coragem e voracidade de um predador que sabe exatamente o que deseja possuir. Molly alcança posição nesse mundo de homens milionários, bilionários, famosos, perigosos, passando de promoter a sua própria patroa e patrocinadora das partidas mais disputadas do mundo.
No entanto, algo não sai conforme o previsto e Molly passa a ser investigada pelo FBI com alegações de organização de eventos ilegais e envolvimento com a máfia russa. Para se defender das acusações, ela busca ajuda do experiente advogado Charlie Jaffey (Idris Elba), que a princípio se nega a aceitar o caso, mas acaba fascinado pela história de sua cliente.
"A Grande Jogada" é um drama criminal ambientado em uma realidade distante da maioria das pessoas. Particularmente desconhecia por completo o mundo do pôquer, nunca me interessei por jogos que envolvem cartas, não sei jogar nem truco. Jamais imaginei que o tal jogo é frequentado pelas mais influentes celebridades internacionais, responsável por movimentar bilhões de dólares. Assim sendo, o filme acabou despertando minha curiosidade.
O filme é um estudo de personagem, construído magistralmente pelo roteirista/cineasta, que traduz para as telas uma mulher muito forte e intensa que, se não venceu na vida como ocorre na maioria das histórias empoderadoras, porém, modificou seu destino. Molly é perspicaz, faz uso da sua beleza e charme para atrair os homens, mas jamais se envolve romântica ou sexualmente com os jogadores.
"A Grande Jogada" é um filme interessante, tanto para quem gosta da jogatina quanto para quem não tem nenhuma afinidade com o mundo dos jogos. 
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 140 minutos
Categorias: Biografia, Drama, Policial
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 8,6