Filme: "Dr. Fantástico (1964)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, setembro 02, 2017

Filme: "Dr. Fantástico (1964)"

"Cavalheiros, não podem brigar aqui! Esta é a sala da guerra!"

"Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb" é um clássico sensacional do cineasta Stanley Kubrick. O roteiro foi escrito pelo próprio Kubrick em parceria com Terry Southern, e teve como base o livro "Two Hours to Doom", escrito pelo ex-tenente da Força Aérea Britânica, Peter George. 

Após ser lançado em 1964, essa sátira de guerra logo conquistou a crítica especializada, sendo facílimo encontrá-lo nas melhores listas de filmes. Ganhou o BAFTA nas categorias de Melhor Filme Britânico, Melhor Filme e Melhor Direção de Arte, recebeu também indicações nas categorias de Melhor Ator Britânico, Melhor Ator Estrangeiro e Melhor Roteiro de Filme Britânico. Foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Roteiro Adaptado.

O filme narra um fato que culminaria na temível Terceira Guerra Mundial. Acreditando numa possível invasão comunista através do flúor da água, o General Jack Ripper (Sterling Hayden) ordena, sozinho, um ataque nuclear contra a União Soviética.
Contudo, ele fica retido em sua base juntamente com o Capitão Leonel Mandrake (Peter Sellers 1), que tenta convencê-lo a ceder o código para cancelar a fatídica operação.
Tomado pelo desespero, o Presidente Merkin Muffey (Peter Sellers 2) convoca uma reunião de urgência para debater as consequências desastrosas que a decisão de Ripper trará a todos.
Entre os convocados, estão o impagável patriota General Turgidson (George C. Scott) e o peculiar Dr. Strangelove (Peter Sellers 3), um ex-nazista cujo a mão direita possui vida própria.
"Dr. Fantástico ou Como Eu Parei de Me Preocupar e Passei a Amar a Bomba Atômica", se passa basicamente em três cenários: a base onde o desequilibrado General Ripper e o Capitão Mandrake ficam isolados, a Sala de Guerra e bombardeiro B-52. O clima apocalíptico dominava a população, praticamente todos acreditavam que a Terceira Guerra Mundial entouraria a qualquer momento e este filme causou um forte impacto no público. Passado mais de cinco décadas de seu lançamento, o receio de uma possível Terceira Guerra Mundial continua iminente na população.
Quando decidi assisti-lo já sabia que se tratava de uma sátira de guerra, no entanto, o filme me surpreendeu muito mais do que o esperado. O ataque ácido e repleto de humor negro que o cineasta Stanley Kubrick faz à política-belicista norte-americana e a corrida nuclear, causa risos e instiga a reflexão. Os diálogos e as cenas são repletos de ironia e sarcasmo. Raras obras humorísticas conseguem atingir um nível de sofisticação intelectual tão potente como "Dr. Fantástico" consegue.
Inicialmente "Dr. Fantástico" era para ser uma adaptação séria de um romance de guerra, porém, enquanto escrevia o roteiro, Stanley Kubrick mudou de ideia ao perceber os absurdos irracionais das duas superpotências mundiais durante a Guerra Fria. E eis que surgiu uma crítica ácida à Guerra Fria e à mediocridade dos homens que a comandavam. 
"Dr. Fantástico" é um clássico de comédia indispensável aos amantes da sétima arte. A belíssima fotografia em preto&branco dá um charme especial ao filme ao mesmo tempo que o deixa opressivo. O roteiro criativo mostra como um equívoco diplomático pode desencadear uma guerra. E, infelizmente, a história contada no filme pode se passar nos dias atuais, a Guerra Fria acabou mas os líderes mundiais continuam "brincando" com seus arsenais nucleares colocando toda a humanidade em risco iminente.
Mais detalhes sobre o filme na página do IMDb

Duração: 93 minutos
Categorias: Comédia, Guerra, Clássico
Classificação: 10 anos
Minha Nota: 10,0