Triângulo do Medo (2009): um conto sombrio sobre possibilidades - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, setembro 10, 2016

Triângulo do Medo (2009): um conto sombrio sobre possibilidades

Triângulo do Medo é um thriller de ficção científica escrito e dirigido por Christopher Smith.

Triângulo do Medo
Melissa George em cena no filme "Triângulo do Medo"

Sinopse - A trama gira em torno de Jess (Melissa George), uma mãe solo que enfrenta algumas batalhas para criar seu filho autista, Tommy (Joshua McIvor). No seu trabalho como garçonete ela se torna amiga de Greg (Michael Dorman), um jovem bem sucedido financeiramente.

Percebendo que Jess está com o psicológico abalado, Greg a convida para velejar em seu iate no sábado de manhã. Ela aceita. No dia do passeio Jess chega atrasada, ela diz que demorou porque precisou deixar o filho na creche. No iate estão os amigos de Greg, o simpático Victor (Liam Hemsworth), o casal Sally (Rachael Carpani) e Downey (Henry Nixon) e a amiga de Sally, Heather (Emma Lung).

Durante a viagem, o grupo é surpreendido por uma forte tempestade que faz o barco virar. No acidente, Heather desaparece misteriosamente. Os outros ficam à deriva esperando por ajuda.

Pouco depois do ocorrido, um misterioso navio aparentemente abandonado surge e embarcar parece ser uma boa ideia. Quando chegam ao convés principal, o grupo percebe que não há passageiro ou tripulação à bordo. Entretanto, Jess começa a ver vultos e passa a acreditar que aquele velho navio atraiu eles para uma armadilha.

Um quebra-cabeça complexo

Triângulo do Medo é um ótimo filme sobre paradoxo do tempo. O roteiro é desafiador e nos instiga a encontrar o começo de um labirinto sem fim, cheio de passagens e ramificações, mas que não possui centro nem periferia. Bem diferente do labirinto que conhecemos, onde tem início, meio e fim. 

A história é inspirada no castigo de Sísifo, um personagem da mitologia grega que ousou desafiar os deuses e recebeu um castigo terrível, pior que a morte. Ele foi condenado a rolar uma enorme pedra montanha acima, chegando no topo, a pedra rolaria morro abaixo, só para ele ter que refazer o trabalho, incontáveis vezes, por toda a eternidade. 

No filme, a personagem Jess é imprudente consigo mesma e com seu filho, ela então é condenada a repetir os acontecimentos daquele sábado, infinitas vezes. Triângulo do Medo não é um filme para quem gosta de previsibilidade, a trama é complexa e a cada repetição surge infinitas possibilidades fragmentadas, criando problemas insolucionáveis. 

Triângulo do Medo é um baita filmaço que desafia nossa compreensão e abre espaço para inúmeras hipóteses, incluindo questões espirituais. Infelizmente nem todos conseguem compreender a história pelo fato de não ser mastigado. Recomendo para quem gosta de um quebra-cabeça altamente complexo.

Minha nota: 9.7/10

Ficha técnica

Título original: Triangle
Duração: 99 minutos
Gênero: Thriller, Mistério, Fantasia  
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Austrália, Reino Unido
Ano de lançamento: 2009