Filme: "Trem Noturno Para Munique (1940)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, junho 29, 2016

Filme: "Trem Noturno Para Munique (1940)"

filme
"Deve perceber que são tempos difíceis."

"Night Train to Munich" é um filme raríssimo que pertence a um gênero bastante distinto: Espionagem. Foi dirigido por Carol Reed, sendo o segundo grande sucesso do diretor, lançado em 1940, logo após "Sob a Luz das Estrelas" de 1939. 

Filmes sobre espionagem durante a Segunda Guerra Mundial que foram feitos no auge da guerra são ainda mais interessantes de se ver, os fatos são retratados com maior precisão. No caso deste filme, a Inglaterra estava em pleno combate contra os nazistas e sob o risco de ser invadida.
filme
Quando os nazistas invadem a Checoslováquia em março 1939, Axel Bomasch (James Harcourt), inventor de um novo tipo de blindagem, é levado de avião para a Grã-Bretanha. No entanto, sua filha Anna (Margaret Lockwood), é capturada antes que ela possa chegar ao aeroporto e enviada para um campo de concentração, onde é interrogada por nazistas que estão atrás de seu pai.
filme
Anna se recusa a cooperar. Logo ela faz amizade com um prisioneiro chamado Karl Marsen (Paul Henreid), que diz ser professor e encontra-se preso por suas opiniões políticas. Juntos, eles conseguem escapar do campo de concentração e seguem rumo a Londres. 
filme
Mas Anna não imaginava que Marsen era um agente da Gestapo designado para ganhar sua confiança e localizar seu pai. E não demora muito para Marsen encontrar Axel Bomasch e os trazer de volta à Alemanha. Os nazistas ameaçam colocá-la novamente em um campo de concentração caso Bomasch se recuse a cooperar.
Enquanto isso, Dickie Randall (Rex Harrison), um oficial da inteligência britânica viaja para Berlim e se infiltra no edifício onde os nazistas encontram-se concentrados. Ele se passa por Major Ulrich Herzog do Corpo de Engenheiros, e engana o Capitão Prada (Austin Trevor) dizendo que foi namorado de Anna anos atrás e pode persuadi-la. Obtendo, dessa forma, a cooperação do seu pai.
filme
Os planos de Randall não saem conforme o esperado, e nessa hora entram em cena os amigos Caldicott (Naunton Wayne) e Charters (Basil Radford), dois ingleses que estão deixando a Alemanha e por coincidência, descobrem os planos dos nazistas durante a viagem de trem para Munique.
filme
Descobri a existência deste filme por acaso durante minhas pesquisas sobre os filmes que já se encontram em domínio público. Quando comecei a assistir foi inevitável não lembrar do clássico "A Dama Oculta" (1938), de Alfred Hitchcock, ambos possuem elementos parecidos: espiões nazistas, trama internacional sob a sombra da Segunda Guerra, assassinatos, viagem em um trem, cidadãos comuns defendendo a pátria. Porém, os filmes também tem suas particularidades, enquanto o clássico britânico de Hitchcock é uma trama ingênua, "Trem Noturno Para Munique" é uma trama moderadamente tensa, com diálogos afiados e um desfecho sensacional. 
filme
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 95 minutos
Categorias: Espionagem, Guerra, Aventura, Clássico, Domínio Público
Classificação: 10 anos
Minha Nota: 9,3