Filme: "O Sétimo Selo (1957)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, julho 23, 2015

Filme: "O Sétimo Selo (1957)"

O Sétimo Selo (1957)"Quero confessar com sinceridade, mas meu coração está vazio. O vazio é como um espelho... Que reflete meu próprio rosto."

"Det Sjunde Inseglet" é uma obra-prima do cineasta Ingmar Bergman. Sua complexidade e simbologias são um convite instigante para adentrar na obra e tentar desvendar o desconhecido. Aqui, o tema central é a morte e o medo que todos tem dela. Considerado neo-expressionista, este filme sueco está entre os favoritos do diretor e, certamente de praticamente todos os apreciadores do verdadeiro cinema. O filme foi baseado na peça "Trämålning" do próprio Bergman e o lançamento aconteceu em 1957, também foi indicado ao Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Após dez anos, o cavaleiro Antonius Block (Max von Sydow) e seu fiel escudeiro, Jöns (Gunnar Björnstrand), retornam das Cruzadas e encontram seu País devastado pela peste negra.
O Sétimo Selo (1957)
Os dois acabam adormecem sobre pedras, numa praia deserta. Quando o dia amanhece, Antonius levanta-se e se ajoelha para fazer uma oração. Nesse momento ele percebe que sua Fé encontra-se abalada.
O Sétimo Selo (1957)
Ele vai até um tabuleiro de xadrez e eis que surge ao seu lado um monge, aparentemente. Este apresenta-se como sendo a Morte que veio buscá-lo. Tentando ganhar tempo, Antonius lhe propõe uma partida de xadrez que decidirá se ele partirá ou não com a Morte. Ela concorda, afinal, sempre ganha.
O Sétimo Selo (1957)
A partida se inicia e, quando a Morte leva um xeque-mate, a mesma se afasta. Antonius e Jöns seguem viagem rumo à casa do cavaleiro. Ao chegarem a uma pequena igreja, Antonius vai até um confessionário, onde fala de suas eternas buscas em relação a um sentido de vida, mas do outro lado da grade, quem está ouvindo-o é a própria Morte.
O Sétimo Selo (1957)
Ao saírem da igreja, eles vêem uma mulher amarrada num tronco. Os que estão com ela lhes dizem que se trata de uma Bruxa a ser queimada viva, por ser considerada a responsável pela peste negra que se espalhou em toda a região.
O Sétimo Selo (1957)
Com eles se junta uma moça que Jöns salvou de um estupro. Mais adiante, uma carroça com três artistas mambembes, Jof (Nils Poppe), Mia (Bibi Andersson), sua esposa, e Jonas Skat (Erik Strandmark) apresentam-se, num lugarejo, a um pequeno grupo de pessoas. Porém, o espetáculo é interrompido por uma procissão realizando rituais de auto-flagelação.
O Sétimo Selo (1957)
Na manhã seguinte, Mia é vista por Antonius, que elogia seu trabalho no palco. Ao saber que o casal seguirá rumo à Elsinore, para se apresentarem num Festival, ele a desaconselha, sugerindo-lhe que o acompanhem pela floresta. Antonius afasta-se um pouco e volta a se encontrar com a Morte, dando continuidade ao jogo de xadrez.
O Sétimo Selo (1957)
Mais adiante, eles encontram a mulher, que se achava amarrada num tronco, sendo levada para uma fogueira por seus algozes.
O Sétimo Selo (1957)
Durante a madrugada, Antonius e a Morte retomam seu jogo de xadrez, oportunidade em que ela lhe dá um xeque-mate e lhe informa que, no próximo encontro, ele e seus amigos irão com ela. O vidente Jof a vê e assustado, decide deixar o grupo, fugindo com sua esposa e filho.
O Sétimo Selo (1957)
Quando amanhece o dia, os viajantes continuam sua jornada e, finalmente, chegam à casa de Antonius, onde são recebidos por sua esposa Karin (Inga Landgré). Esta prepara uma ceia para todos e, ao se sentarem à mesa, ela lê o Capítulo 8 do Apocalipse de São João. Ao chegar ao Versículo 11, a leitura é interrompida com a chegada da Morte.
O Sétimo Selo (1957)
"O Sétimo Selo" inicia e termina com citações do Livro do Apocalipse de São João, que relata uma série de catástrofes que prenunciam a destruição da humanidade.
O Sétimo Selo (1957)
A direção de Bergman é perfeita, a fotografia em preto-e-branco de Guinar Fischer é um espetáculo de encher os olhos e a cena final é antológica. Com enredo bem simples, cenas complexas repletas de metáforas e diálogos memoráveis, "O Sétimo Selo" é um  dos melhores filmes de todos os tempos e altamente recomendável.
O Sétimo Selo (1957)
Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 96 minutos
Gênero: Drama, Fantasia, Clássico
Classificação: 12 anos
Minha Nota: 10,0