A Casa dos Maus Espíritos (1959): uma brincadeira macabra - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, julho 24, 2015

A Casa dos Maus Espíritos (1959): uma brincadeira macabra

A Casa dos Maus Espíritos é um dos grandes clássicos de terror que faz parte da temática de casas assombradas. Foi dirigido por William Castle e escrito Robb White. A Casa da Colina (1999) é o seu remake.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Vincent Price em cena no filme "A Casa dos Maus Espíritos"

Sinopse - Frederick Loren (Vincent Price), um excêntrico milionário, cujas três primeiras mulheres morreram de forma suspeita (ataque cardíaco, segundo os médicos), que em nome da atual esposa, Annabelle (Carol Ohmart), resolve dar uma festa. Ele convida cinco pessoas estranhas entre si, porém escolhidas criteriosamente, para passar uma noite inteira na casa mal assombrada, valendo um prêmio de 10 mil dólares.

Os convidados são: Watson Pritchard (Elisha Cook Jr.), herdeiro da mansão mal assombrada; Lance Schroeder (Richard Long), piloto de testes de aviões; Dr. David Trent (Alan Marshal), psiquiatra interessado em estudar os efeitos da casa mal assombrada no grupo; Ruth Bridges (Julie Mitchum), jornalista que, além da recompensa, quer escrever um artigo sobre fantasmas; e Nora Manning (Carolyn Craig), uma das funcionárias das empresas de Loren e mais dois sinistros empregados da casa, Jonas Slydes (Howard Hoffman) e a sua assustadora esposa cega, que consegue causar alguns sustos bem fortes no decorrer do filme.

Entretanto, o relacionamento do casal Loren é o pior possível. Crises conjugais, troca de insultos, ciúme doentio, além de tentativas de assassinato de ambas as partes.

A proposta era a seguinte: aquele que sobrevivesse, trancado dentro da casa assombrada, levaria o prêmio, visto que, na época era uma pequena fortuna. E, se acaso algum dos participantes da festa viesse a morrer, o prêmio seria dividido entre os sobreviventes.

Uma série de acontecimentos bizarros começa acontecer durante a pernoite dos convidados na casa. Candelabros gigantes que despencam, poças de sangue no teto, enforcamento, cabeças decepadas, um fosso de ácido no porão, portas e janelas batendo, um instrumento que toca sozinho, ventos uivantes e muitos trovões, mãos peludas com garras que saem pelas frestas e esqueleto tocando as pessoas.

Ótimo filme de terror com Vincent Price

A Casa dos Maus Espíritos apresenta uma trama envolvente, recheada de mistérios, o clima é sombrio e a reviravolta que ocorre no final é sensacional e fascinante, se tornando inesquecível. Com certeza este clássico do horror é obrigatório para todos os fãs do gênero. É sempre um prazer ver a atuação Vincent Price em cena. Sou fã dele!


Minha nota: 8.3/10


Ficha técnica


Título original: House on Haunted Hill
Duração: 75 minutos
Gênero: Terror, Mistério, Suspense, Clássico
Classificação etária: 16 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1959