Filme: "A General (1926)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quarta-feira, julho 15, 2015

Filme: "A General (1926)"

Sensacional, é a primeira palavra que vem em mente quando penso no filme "The General" escrito e dirigido pela dupla Buster Keaton e Clyde Bruckman. Este é um dos maiores exemplares da Era Silenciosa do Cinema e também uma das melhores comédias já produzidas.

Junto com Charles Chaplin, Buster Keaton também foi um excelente comediante do cinema mudo e ambos nos deixaram obras-primas de extrema grandeza. Lançado em 1926, "A General" acabou sendo um fracasso de crítica e público, decepcionando o cineasta. Porém, após algumas décadas, o filme entrou para todas as listas como um dos melhores filmes de todos os tempos. Título mais que merecido, afinal, é um filme com cenas memoráveis e impressionantes.
As duas grandes paixões de Johnnie Gray (Buster Keaton) são: o trem chamado 'general' e a jovem Annabelle Lee (Marion Mack).
Quando a Guerra da Secessão começa, Johnnie Gray resolve se alistar para impressionar Annabelle, mas é impedido pelo exército que considera seu trabalho como engenheiro ferroviário mais importante.
Porém, Annabelle, seu irmão (Frank Barnes) e o pai Mr. Lee (Charles Smith) passam a considerá-lo um covarde por não lutar.
O problema surge quando os inimigos sequestram Annabelle e a locomotiva. Desesperado, ele toma sozinho outra locomotiva e parte para o norte em busca do que é seu.
Começa, então, uma evolução de imprevisíveis e espetaculares artimanhas físicas, dignas de um gênio.
Uma das coisas que mais chama a atenção no filme é a recriação de época, com os uniformes dos soldados, os cenários e a atmosfera daquele período histórico transmitida com maestria.
Um detalhes muito importante que merece ser mencionado é que Buster Keaton não usava dublês. Ele se arriscava andando em cima de trens em movimento e arremessando uma estaca de madeira para remover outra do trilho, entre outras cenas ousadas e perigosas.
É praticamente impossível não se impressionar com as cenas criativas deste gênio da sétima arte, conhecido por não alterar suas expressões faciais, independente da situação.
As gags visuais são sensacionais e o humor pastelão é dos melhores, e sempre surgindo nos momentos certos, garantindo assim, várias gargalhadas.
"A General" é o primeiro filme que assisto deste gênio da comédia, e garanto, apreciei cada segundo e pretendo ver todos os filmes dele. É um filme de domínio público que recomendo para todos.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 67 minutos
Gênero: Comédia, Ação, Romance, Guerra, Clássico, Domínio Público
Classificação: Livre
Minha Nota: 10,0