A Canção de Bernadette (1943): uma história de fé - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

domingo, julho 19, 2015

A Canção de Bernadette (1943): uma história de fé

A Canção de Bernadette é um drama biográfico obteve doze indicações ao Oscar e contou com a direção de Henry King, mesmo diretor do cultuado Suplício de Uma Saudade. O roteiro de George Seaton foi baseado no histórico livro do escritor judeu Franz Werfel.

A Canção de Bernadette
Jennifer Jones e Vincent Price em cena no filme "A Canção de Bernadette"

Sinopse - Fazemos uma viagem no tempo e vamos parar no dia 11 de fevereiro de 1858, numa pequena aldeia francesa de Lourdes. Conhecemos François Soubirous (Roman Bohnen) e sua esposa Louise (Anne Revere), ambos lutam diariamente para conseguir sustentar suas filhas Bernadette (Jennifer Jones) e Marie (Ermadean Walters), e os filhos Justin (Nino Pipitone Jr.) e Jean (Merrill Rodin). A família é muito pobre e para complicar ainda mais a situação, Bernadette que tem apenas 14 anos sofre com crises de asma.

Certo dia, Louise pede às meninas para apanharem lenha, e enquanto Jeanne (Mary Anderson) e Marie caminham na frente pelo Rio Gave, Bernadette fica na gruta de Massabielle. Nesse local, a garota é atraída para o canto da gruta, onde uma bela Senhora aparece. Bernadette ajoelha-se diante da Senhora e reza um rosário com ela, mas é despertada com a chegada de Jeanne e Marie.

No dia seguinte, Bernadette novamente vê a Senhora, que lhe pede para visitá-la quinze dias consecutivamente, e lhe diz que não lhe pode prometer toda a felicidade neste mundo, mas somente no próximo. Muito preocupada, sua mãe faz Bernadette prometer que nunca mais retornará à Massabielle.

A história da visão de Bernadette se espalha por toda a aldeia até que Bernarde Casterot (Blanche Yurka), tia e madrinha de Bernadette, insiste para acompanhar a garota até a gruta. Na manhã seguinte, várias pessoas acompanham a família até Massabielle, e embora ninguém possa ver a Senhora, a exaltação de Bernadette convence a todos de suas visões.

Rapidamente, a história das visões se espalha por outras comunidades, fazendo com que o o prefeito Alphonse Lacade (Aubrey Mather), o promotor Vital Dutour (Vincent Price), o comissário de polícia Jacomet (Charles Dingle) e outros oficiais não gostam das ações inexplicáveis de Bernadette. Após examinar Bernadette, Dr. Dozous (Lee J. Cobb) informa aos homens que não pode dar um diagnostico de que ela esteja mentalmente doente, e Padre Peyramale (Charles Bickford) também se recusa a interferir, embora ele não acredite na visão de Bernadette.

Jacomet avisa a François que a família inteira será afetada se as visitas de Bernadette à gruta não pararem, mas a menina chora dizendo que vai morrer se não vir a Senhora, François lhe dá permissão para voltar a Massabielle.

Peyramale pede que a Senhora faça com que uma rosa na gruta desabroche, mas ao invés disso, a Senhora manda Bernadette comer das plantas e beber a água da fonte, isso deixa a multidão revoltada, todos a ironizam, no entanto, algo inesperado acontece.

Toda a França discute o incidente, e Peyramale começa a pensar que Bernadette seja realmente um instrumento de graça. Centenas de peregrinos chegam a Lourdes. Durante a última visita prevista de Bernadette, ela pergunta o nome da Senhora.

Os anos se passam e Bernadette se torna uma mulher até que finalmente a Comissão admite de que ela fora 'escolhida pelos poderes superiores'. Peyramale tenta deixar Bernadette impressionada pelas consequências de suas descobertas, e embora ela tenha medo das implicações, aceita a necessidade de abandonar a vida comum e se tornar uma freira.

No convento Bernadette é diagnosticada com tuberculose no osso e o médico descreve como insuportavelmente doloroso. À medida em que Bernadette se enfraquece, a Comissão a questiona novamente, e ela reafirma sua crença na Senhora.

 Biografia comovente e edificante

 A Canção de Bernadette é considerado o filme religioso mais belo de todos os tempos e, após assistir, concordo com essa afirmativa. Muito mais que um filme católico, é um filme sobre fé e esperança, e acima de tudo, sobre amor ao próximo, conseguindo encantar e emocionar pessoas de todas as religiões e crenças.

É um filme excelente em todos os quesitos, por isso merece ser visto por todos, independente da crença. Aliás, A Canção de Bernadette foi baseado em um livro escrito por um judeu.

"Para os que creem, nenhuma explicação é necessária, mas para os que não creem, nenhuma explicação servirá."

Minha nota: 8.8/10

Ficha técnica

Título original: The Song of Bernadette
Duração: 156 minutos
Gênero: Biografia, Drama, Clássico
Classificação indicativa: Livre
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1943