Suplício de uma Saudade (1955): sobre um amor condenado - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sábado, dezembro 12, 2020

Suplício de uma Saudade (1955): sobre um amor condenado

Suplício de uma Saudade é um clássico de melodrama dirigido por Henry King e escrito por John Patrick com base no romance A Many-Splendoured Thing, de Han Suyin.

Dicas de Filmes Pela Scheila
Jennifer Jones e William Holden em cena no filme "Suplício de uma Saudade"

Sinopse - A trama se passa na Hong Kong de 1949 e gira em torno da Dra. Han Suyin (Jennifer Jones), uma médica eurasiana que trabalha em um hospital local. Exausta de tanto trabalhar, ela resolve aceitar o convite do Dr. John Keith (Murray Matheson) para comparecer a um evento social.

Durante o evento ela fica sabendo que os comunistas passaram a controlar a China e percebe a preocupação dos ingleses que residem na cidade. Dentre todas as pessoas que ela conheceu no evento, um em especial chamou sua atenção; trata-se de Mark Elliott (William Holden), correspondente de um jornal inglês. Imediatamente surge uma forte atração entre os dois.

Mark a convida para jantarem juntos, ela reluta por ele ser casado, mas acaba aceitando o convite. A partir desse momento, o casal inicia um tórrido relacionamento. À medida que o amor entre eles cresce, os problemas aumentam na mesma proporção.

A esposa de Mark se recusa terminantemente a lhe dar o divórcio e Han Suyin vê seu nome envolvido com comentários maldosos, isso acaba afetando seu trabalho no hospital ao mesmo tempo que sua família a pressiona para voltar para a China. Mas eles não desistem de viver todo o amor que um sentem pelo outro.

No momento que as coisas começaram a dar certo, Mark é designado, pelo seu Jornal, para cobrir a Guerra da Coreia. O casal passa a se corresponder por cartas. E, Han Suyin aguarda ansiosamente seu regresso, porém... O destino definitivamente não estava à favor do casal.

Um esplendoroso romance

Suplício de uma Saudade é um primor de filme, um dos maiores clássicos do gênero. A história de amor narrada no filme é tristemente bela, principalmente por ser baseada em fatos verídicos. A fotografia é uma das coisas mais lindas de ver, os cenários paradisíacos são um colírio para os olhos. 

 Algumas cenas mereciam ser emolduradas e transformadas em telas de arte. Já a trilha sonora sonora é daquelas que após ouvir, jamais esquece, são canções atemporais. O filme todo é muito bonito, mas a cena final é memorável, uma das mais famosas do cinema e é de partir o coração. 

Por ser um filme de 1955, Suplício de uma Saudade pode parecer datado para alguns, mas quem gosta de um bom romance certamente irá apreciar cada segundo desse clássico maravilhoso.

Ficha técnica

Título original: Love Is a Many-Splendored Thing
Duração: 102 minutos
Gênero: Biografia, Romance, Drama, Guerra, Clássico
Classificação indicativa: 12 anos
País de origem: Estados Unidos da América
Ano de lançamento: 1955