Filme: "Quando As Nuvens Passam (1946)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

terça-feira, junho 16, 2015

Filme: "Quando As Nuvens Passam (1946)"

"Uma vida em função da música."

"Till The Clouds Roll By" é um belíssimo filme musical com grandes estrelas da Metro-Goldwyn-Mayer (MGM), em sua melhor forma, cantando e dançando ao som das magníficas canções de Jerome Kern, um dos mais famosos compositores da música popular norte-americana.

Foi realizado pelo cineasta Richard Whorf e contando com a participação de Vincente Minnelli na direção dos números interpretados por Judy Garland. O lançamento aconteceu em 1946.

Fazemos uma viagem no tempo, estamos em 27 de dezembro de 1927. Ao retornar ao Waldorf Hotel, após o sucesso retumbante da estréia na Broadway de seu musical "Show Boat", Jerome Kern (Robert Walker (I)) pede ao motorista que, passe na casa de um velho amigo, já falecido. Ao chegar, ele relembra a primeira vez em que esteve ali, bem como toda a sua vida até aquela data.
Era primavera e, com uma música debaixo do braço, procura por James Hessler (Van Heflin), um dos mais famosos arranjadores da época. Ao ser levado à presença dele, que estava almoçado, Kern não foi bem recebido.
Quando Kern estava indo embora, Hessler pediu à sua filha de 8 anos, Sally (Lucille Bremer), que o acompanhasse até a sala de estar, onde seria servido um licor. Curiosa, a garotinha pediu-lhe a música, sentou-se ao piano e começou a tocá-la. Quando seu pai chegou com o licor, ficou encantado com a qualidade da música e decidiu ajudá-lo. E assim começou uma grande amizade entre os três.
Após trabalharem no arranjo daquela música, Hessler e Sally embarcam para a Inglaterra, como programado, deixando Kern na casa com a condição de só escrever músicas de qualidade. Kern decide fazer música com um sotaque britânico e, em seguida, embarca para Londres onde procura Hessler. Poucos dias depois, Kern conhece e se apaixona por uma bela jovem, Eva Leale (Dorothy Patrick).
Ao voltar para a casa de Hessler, completamente apaixonado, toma conhecimento que Frohman quer que ele escreva quatro músicas para seu novo show. Dessa forma, o primeiro musical da Broadway com músicas compostas por um americano, "A Girl from Utah", estréia com sucesso e tem, como principal atração, a música que Kern havia composto para Eva.
Em seguida, juntamente com Hessler, Kern começa a compor músicas para um novo musical, "Oh Boy". Embora dediquem todo o seu tempo ao novo show, a entrega das músicas sofre um atraso.
A Produtora Comstock & Elliot decide comprar e apresentar o musical "Oh Boy" com as músicas de Kern. O sucesso, como sempre, é enorme. 
Nessa nova fase, seu primeiro show é "Leave it to Jane". Segue-se "Sally", onde Marilyn Miller (Judy Garland) canta "Look for the Silver Lining", show que valeu a Kern o prêmio do ano.
Muitas coisas acontecem na vida do compositor, mas finalmente, Kern chega à Hollywood onde, na Metro-Goldwyn-Mayer, tem a surpresa e satisfação de ver Sally, selecionada pela Produtora para estrelar o filme a ser rodado com suas músicas.
O compositor faleceu em 1945, quando o filme estava em fase de produção. "Quando As Nuvens Passam" é um musical com artistas fenomenais, nomes como os de Judy Garland, June Allyson, Kathryn Grayson, Lena Horne, Virginia O'Brien, Frank Sinatra, Dinah Shore, Cyd Charisse, Lucille Bremer, Tony Martin, Van Johnson, Angela Lansbury, entre outros.
Se você gosta de musicais, certamente irá gostar deste filme. "Quando As Nuvens Passam" é um filme de domínio público que encontra-se disponível no VK e recomendo para todos.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 132 minutos
Gênero: Musical, Biografia, Domínio Público
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,0