Filme: O Poço e o Pêndulo (1961) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, junho 19, 2015

Filme: O Poço e o Pêndulo (1961)

"Aqui, a multidão ímpia dos carrascos, insaciada, alimentou sua sede violenta de sangue inocente."

Lançado em 1961, "The Pit and the Pendulum" é um filme inspirado no conto clássico do horror macabro de Edgar Allan Poe. 

O filme se passa num velho castelo na Espanha do século XVI. Francis Barnard (John Kerr (II)), o jovem cunhado inglês de Nicholas Medina (Vincent Price), vai ao castelo ao saber da repentina e misteriosa morte de sua irmã Elisabeth (Barbara Steele).

O Poço e o Pêndulo (1961)
Nicholas Medina é filho do infame inquisidor Sebastian Medina (Vincent Price), que passou por um terrível trauma de infância ao invadir secretamente as câmaras de tortura que o pai possuía nos níveis inferiores do castelo. Ele foi testemunha ocular da morte da mãe, Isabella (Mary Menzies) e do tio, Bartolomeu (Charles Victor), acusados pelo insano Sebastian de terem um caso amoroso.
O Poço e o Pêndulo (1961)
Nicholas relata ao cunhado uma bizarra história que seu amoroso e dedicado casamento acabou quando Elizabeth começou a perder o juízo, e a viver fascinada por aquelas máquinas de tortura, passando horas a fio no calabouço, até ser encontrada morta certa noite.
O Poço e o Pêndulo (1961)
Esta história é confirmada por Catherine (Luana Anders), irmã de Nicholas, e pelo médico, amigo e confidente, Dr. Charles Leon (Anthony Carbone). Nicholas passa então a ser assombrado pela presença de Elizabeth na casa, tocando o piano e aparecendo fantasmagoricamente em noites de tempestade.
O Poço e o Pêndulo (1961)
Ele segue o chamado do além-túmulo de Elizabeth, sem saber se está são ou louco, até a câmara de torturas. E, a partir desse momento, Vincent Price dá um verdadeiro show de interpretação do horror macabro, impossível não sentir calafrios nos 15 minutos finais do filme.
O Poço e o Pêndulo (1961)
Foi um ótima surpresa assistir esta obra, não esperava muito por ser um filme B devido o baixo orçamento, mas entrou para minha lista como um dos melhores filmes de terror da década de 60, principalmente porque tem Vincent Price no elenco, sou fã dele.
O Poço e o Pêndulo (1961)
Soturno e gótico, "O Poço e o Pêndulo" é um filme de tirar o fôlego, principalmente no momento em que o pêndulo cortante é utilizado. Com uma atmosfera sombria e trilha sonora assustadora, esse filme é um excelente clássico do horror B que recomendo para todos  que gostam de filmes antigos.
O Poço e o Pêndulo (1961)

Duração: 80 minutos
Gênero: Terror, Mistério, Clássico
Classificação: 14 anos
Minha Nota: 9,6