Filme: A Múmia (1932) - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

sexta-feira, junho 05, 2015

Filme: A Múmia (1932)

"The Mummy" foi lançado em 1932 pelo estúdio Universal, surgindo após os sucessos dos filmes "Drácula" e "Frankenstein" e dando origem a mais uma franquia de filmes de terror para o estúdio. O filme foi dirigido por Karl Freund e traz novamente Boris Karloff como ator principal, vivendo o monstro egípcio em carne, osso e ataduras. O roteiro de John L. Balderston é baseado em uma história escrita por Nina Wilcox Putnam e Richard Schayer.
 
A trama se passa em 1921 no Egito, uma equipe de arqueologistas liderados por Sir Joseph Whemple (Arthur Byron) descobre a múmia do príncipe Imhotep (Boris Karloff), que vivera há 3.700 anos.

Um detalhe interessante sobre o filme é que em 1932, ano de seu lançamento, fazia apenas 10 anos que o túmulo de Tutancâmon havia sido descoberto e os jornais apareciam frequentemente repletos de matérias sensacionalistas sobre a maldição da múmia a cada pessoa envolvida na escavação que morria ou adoecia. 

A história de Imhotep começou quando a moça que ele amava morre, e ele, na tentativa de ressuscitá-la tenta praticar um encantamento proibido e é pego em flagrante. Pelo sacrilégio, o Faraó manda mumificá-lo vivo, estado em que ele fica pelos próximos 3700 anos.

Também foram encontrados manuscritos que tinham o poder de fazer os mortos ressuscitarem. Uma noite um dos membros da expedição lê os manuscritos e traz o príncipe de volta à vida. Como resultado dessa façanha, o assistente cai na mais completa insanidade. 

Passados 10 anos, Sir Joseph retorna com seu filho Frank (David Manners) que acaba conhecendo Adarth Bey, que é Imhotep disfarçado, um misterioso sujeito que leva Frank até um sítio arqueológico onde encontra o sarcófago de sua amada.

Entretanto, o desejo de Imothep é trazê-la de volta do sono eterno, mas para isso, deverá trocá-la de corpo com Helen Grosvenor (Zita Johann), descendente da Princesa Ankh-es-en-amon, e por quem Frank se apaixona. Imothep usará todos seus poderes hipnóticos e conhecimento místico para tentar envolver a garota, sacrificá-la e recuperar seu amor milenar.

"A Múmia" é um filme interessante por se tratar de ser o primeiro a abordar a história nos cinemas, tem todo um valor histórico, sendo obrigatório para os fãs de terror. 

Duração: 73 minutos
Categorias: Terror, Fantasia, Drama, Clássico, Domínio Público
Classificação: 12 anos
Filme: A Múmia (1932)

TENSO