Filme: "Limite (1931)" - Dicas de Filmes Pela Scheila

Pesquisar

quinta-feira, maio 28, 2015

Filme: "Limite (1931)"

"Limite" é um grande exemplar nacional do cinema mudo, e um dos últimos, pois o cinema sonora já estava adentrando no nosso país. 

Por fazer parte da era silenciosa do cinema, essa obra-prima do diretor Mario Peixoto exige bastante paciência e concentração, pois o filme é recheado de metáforas que precisam ser interpretadas a todo instante, porém, a história vai nos contagiando com seu clima pesado e melancólico e instiga o espectador a questionar sobre seus próprios limites.

O filme causou polêmica na época do seu lançamento, em 1931, deixando de ser exibido nos cinemas. Em meados dos anos 70 foi recuperado e se tornou um dos maiores exemplares do cinema brasileiro.

A trama é bem simples, aparentemente: um homem e duas mulheres estão confinados em um barco em meio a imensidão do oceano e vão contando suas histórias, logo após uma tempestade.
Ao longo do filme, eles vão relembrando o passado recente. Uma das mulheres escapou da prisão; a outra estava desesperada; e o homem tinha perdido sua amante.
Cansados, os três param de remar e se conformam com a morte, relembrando, através de flashbacks, as situações vividas. 
O filme faz um profundo estudo sobre o comportamento do ser humano e sobre os seus dramas existenciais e ganha uma identidade pessoal de cada narrador conforme vamos conhecendo suas histórias.
História da mulher 1 (Olga Breno): após um rompimento amoroso, ela parte, em um trem, para uma outra cidade onde irá trabalhar como costureira. O desenrolar da narrativa sugere, por meio de um recorte de jornal, que a moça fugira da cadeia com a ajuda de um carcereiro.
História da mulher 2 (Taciana Rei): ao chegar em casa encontra o marido, dormindo alcoolizado no alto da escada. Abandona a cesta de peixes que trouxera da vila de pescadores e vai para o alto de um monte rochoso, onde pensa em suicidar-se.
História do homem 1(Raul Schnoor): casado, o jovem mantém um caso extraconjugal com uma mulher também casada. Após a morte desta, ele descobre que ela possuía uma grave doença.
"Limite" revelou-se ser um filme incomum, em desacordo com os padrões adotados pelo cinema hollywoodiano. Suas imagens são carregadas de estranheza e desajuste, sendo um rompimento com o fazer artístico nos moldes aristotélicos. É um filme que merece bastante atenção, e que mantém, após várias décadas, sua concepção ainda absolutamente moderna, certamente merece ser visto várias vezes. É um filme de domínio público e encontra-se disponível no VK.

Mais detalhes do filme na página do IMDb

Duração: 114 minutos
Gênero: Drama, Nacional, Clássico, Domínio Público
Classificação: Livre
Minha Nota: 9,4